Copérdia comemora 58 anos com novos planos de expansão

-
- Vanduir Martini comemora a trajetória da Copérdia
DESEMPENHO Cooperativa tem hoje 1,6 mil colaboradores e cerca de 22 mil cooperados.
Uma trajetória construída passo a passo, superando desafios e colhendo frutos de um esforço coletivo. São 58 anos de uma história tecida com trabalho, coragem e visão de futuro.
Fundada em 5 de setembro de 1967, a Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia Ltda (Copérdia) comemora mais que um marco no calendário. Para o presidente Vanduir Martini, cada dificuldade enfrentada serviu como alicerce para o crescimento, expansão e incontáveis melhorias conquistadas ao longo do tempo.
Ao revisitar esse caminho, é impossível não se orgulhar. A Copérdia segue firme, guiada por valores cooperativistas, fortalecendo comunidades e reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento regional. “Durante toda essa trajetória, com certeza absoluta os desafios foram inúmeros. Mas nossa Cooperativa tem a preocupação de sempre estar promovendo mudanças e melhorias para o quadro social. Claro que isso também demanda de um movimento bastante grande com relação a tudo que a gente faz no dia a dia. Sabemos a velocidade com que as coisas estão mudando e cabe a nós manter a Copérdia nessa trajetória de crescimento, expansão, trabalho e evolução que vem ocorrendo e que precisa evoluir cada vez mais”.
A data do aniversário não vai passar em branco. “Nosso aniversário sempre é marcado por várias campanhas de promoção nas áreas comerciais da Cooperativa que, com certeza, trazem muita oportunidade de bons negócios. E, tradicionalmente, temos o corte do bolo no período da tarde em todas as unidades ao mesmo tempo”.
Os planos de expansão estão entre as prioridades. “Nós temos muito claro tudo aquilo que a gente está avaliando, trabalhando, organizando, no sentido de consolidar a Cooperativa onde a gente está atuando. Temos, por exemplo, um levantamento de que a Copérdia está trabalhando em várias regiões onde detém um percentual de mercado acima de 20% a 25% e em outras regiões nossa atuação ainda é muito pequena, tímida, com 4% a 5%. Então, a ideia é que a gente passe a trabalhar cada vez mais na questão de consolidação”.
Há vários projetos em andamento para investimentos exclusivamente nas áreas da atuação da Cooperativa. “A área de grãos e cereais está recebendo uma quantia bastante grande de investimento durante o ano de 2025, mas estamos trabalhando muito forte para melhorar as estruturas onde a gente está e em algumas regiões, em parte das unidades estamos fazendo novas estruturas para atender ao quadro social”.
A Copérdia tem unidades comerciais, unidades de serviço e de recebimento de grãos. São aproximadamente 100 pontos no total. A Cooperativa conta com um centro de distribuição, unidades comerciais de combustível, supermercado, área de agropecuária e indústrias. “Temos um grande número de operações e, para tocar todos os negócios, contamos com cerca de 1,6 mil colaboradores e aproximadamente 22 mil cooperados”.
Investimento
Em breve Seara será contemplada com um investimento importante da Cooperativa. A construção de uma estrutura de atacado com cerca de três mil metros quadrados ao lado do Terminal Rodoviário é estimada em R$ 20 milhões. “Nós temos para Seara um projeto que está sendo encaminhado. Estamos trabalhando nele. Já estabelecemos aquilo que precisamos e o que queremos. Esse projeto está em andamento. Claro que agora nós passamos por um processo de conclusão e então daremos início às cotações das empresas que estarão se habilitando para construir essa unidade”, afirmou Martini.
Evoluir continuamente é a meta e também o grande desafio
O maior desafio, segundo o presidente da Copérdia, Vanduir Martini, é procurar evoluir sempre. “Mas precisamos dar os parabéns de verdade ao quadro social. Ao longo dos anos o nosso quadro social tem evoluído demais no sentido da participação. Temos, por exemplo, nas áreas de produção de grãos, de produção de leite, suínos e de aves, uma participação ativa e a evolução muito importante por parte do produtor e cooperados em relação ao que pretendem nas suas propriedades. Um trabalho muito especial no sentido também de a gente conversar com as famílias, entender qual é o propósito, a visão que tem para o futuro. Temos um projeto muito grande por parte da Aurora Coop, que vai garantir segurança a todos que estão no sistema poderem crescer e o nosso produtor está vindo junto nesse sentido. Teremos uma ampliação bastante grande até 2035 que a Aurora está planejando e executando e nós teremos oportunidade de participar de tudo isso”.
A Copérdia há seis anos figurava como a sexta cooperativa em entrega de produção de aves e em 2025 subiu para a quarta posição. “Então, as oportunidades que a Aurora está criando, a Copérdia está buscando junto ao seu integrado, ao associado, crescer e fazer investimento”. A suinocultura também tem oportunidades importantes de investimento. Destacou que no setor de leite, houve igualmente progresso. “Temos um trabalho muito profissional com a nossa equipe de campo, as nossas fábricas, com uma condição de produção de uma ração personalizada, qualidade garantida e, principalmente, dentro daquilo que o produtor precisa. Contamos com uma equipe altamente qualificada e estamos nos qualificando todos os dias, cada vez mais”.
O presidente Vanduir Martini faz questão de valorizar o esforço daqueles que iniciaram a cooperativa e a contribuição de todos os envolvidos ao longo dos anos. “Creio que a gente não pode deixar de lembrar de quem começou, as pessoas que naquele momento, se tivessem pensado no individual, certamente não teriam começado a cooperativa. Mas todos tiveram a percepção de que o coletivo era mais importante e hoje temos uma cooperativa com atuação potente em vários estados do Brasil”.
Deixe seu comentário