logo RCN

O espetáculo da dança

  • - Caminhos cruzados - Xavantina

Grupos da região conquistaram boas colocações.

Promovido pela Fesporte, o Festival Escolar Dança Catarina chega à 25ª edição, com a missão de incentivar a expressão artística, a criatividade e a valorização da cultura nas escolas de todo o Estado. Nesta semana, dias 25 e 26, mais de 350 estudantes de Arabutã, Itá, Lindóia do Sul, Seara e Xavantina participaram da etapa mesorregional do Festival.
O Ginásio Municipal Hermes Pierozan, de Itá, ficou lotado para prestigiar os jovens bailarinos. Os temas trabalhados neste ano pelos professores/coreógrafos foram escolhidos dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os assuntos da Temática 1 são relacionados ao meio ambiente e recursos naturais (água potável e saneamento, desenvolvimento sustentável, energia limpa, clima e ecossistemas). Já a Temática 2 aborda questões referentes a sociedade e economia (erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho, inovação, cidades, paz e redução de desigualdades). As danças populares também integram o evento, valorizando os diferentes povos e as manifestações culturais.
Lindóia do Sul foi destaque nas duas noites do Dança Catarina. Os 14 trabalhos inscritos foram premiados com cinco ouros, oito medalhas de pratas e um bronze. Conforme a coreógrafa Dirlene Muraro, as coreografias são inéditas para o Festival. “Todas foram montadas a partir de muito estudo. Os temas utilizados foram: poluição dos oceanos, tráfico de animais, queimadas, desmatamento da Amazônia, racismo, dependência de drogas, excesso de uso de telas e esperança de um mundo melhor”. Nas folclóricas, estiveram em evidência as culturas brasileiras como Boi-Bumbá, Coco do Norte e dança Junina, e também de outros países, como Pacasito Peruano e a dança russa Kalinka. “Estamos muito orgulhosos dos resultados, mas principalmente, felizes por passar ao público a mensagem sobre as atitudes que temos que mudar para salvar nosso planeta”, comenta Dirlene, que há 17 anos trabalha com as oficinas de dança de Lindóia do Sul (Grupo Dançarte).
O município de Xavantina também celebra as premiações das quatro coreografias apresentadas (três em primeiro lugar e uma com a terceira colocação). A coreógrafa Caroline Grando iniciou o projeto em abril deste ano. “Em apenas quatro meses já pudemos viver uma experiência incrível participando do Dança Catarina. Muitos dos alunos já tinham algum contato com a dança, mas para a maioria foi a primeira vez em uma competição, a primeira vez sentindo o frio na barriga no palco e experimentando a rotina dos ensaios intensos”. Acrescenta que “desde o início tivemos um apoio fundamental da Administração, de toda a equipe da Casa da Cultura e das famílias, que abraçaram o projeto e acreditaram na força transformadora da dança e no potencial dos alunos. Graças a todo esse esforço coletivo e graças a Deus, os frutos vieram. E mais do que as medalhas, esse resultado mostra o quanto a dança é capaz de unir, motivar e transformar vidas. Eu acredito muito que esse é apenas o começo de uma história linda que estamos construindo junto ao município de Xavantina”.
Seara esteve nos pódios com a Escola Núcleo Lira Camilla Petry. Com os alunos do educandário conquistaram um segundo lugar e dois terceiros com “Alma Cigana”, “Você Chegou” e “Na alegria do Carimbó”. Os professores responsáveis, Francine Battistella e Jandrei Maciel destacam o empenho de toda a equipe escolar e das famílias na criação das coreografias, confecção dos figurinos, ensaios e apresentação. “É gratificante saber que recebemos o desafio e o trabalho foi realizado com sucesso. Estamos com os corações cheios de gratidão e felicidade”.
Duas coreografias da EEB Arabutã também foram premiadas. “Dançando Tradições” com o primeiro lugar em Dança Popular - Juvenil e “Corações em trincheiras” com o terceiro lugar em Temática 2 - Infantil, da coreógrafa Adriana Bock.

Festival

Após a realização das 20 mesorregionais, haverá as etapas regionais do Dança Catarina. No Oeste, Xanxerê será sede da competição nos dias 16 e 17 de outubro. Estão classificadas as coreografias que ficaram em primeiro e segundo lugares nas três modalidades do Infantil e Juvenil. Para conferir a premiação completa do evento em Itá, acesse os QR Codes:

Copérdia comemora 58 anos com novos planos de expansão Anterior

Copérdia comemora 58 anos com novos planos de expansão

Um grande exemplo de superação Próximo

Um grande exemplo de superação

Deixe seu comentário

Geral