LUTO - Lideranças falam do legado de Jairo
-
- Jairo Sartoretto comandou a Prefeitura de Itá por quatro mandatos
ITÁ Ex-prefeito morreu na terça-feira, dia 29, aos 73 anos, vitimado por um câncer.
Morreu na noite de terça-feira, 29 de outubro, o ex-prefeito de Itá, Jairo Luiz Sartoretto. Nome histórico do MDB, Sartoretto foi uma das principais figuras da história da política itaense. Foi prefeito por quatro mandatos, além de um como vice. Foi um dos responsáveis por manter a hegemonia do MDB em Itá por mais de duas décadas.
Jairo Luiz Sartoretto era empresário e graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Universitária de Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), de Chapecó. Foi secretário regional da extinta Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Seara. Também atuou como secretário estadual do Desenvolvimento Econômico.
Sartoretto era natural de Itá, casado com Salete Munarini Sartoretto e pai de dois filhos. Tinha 73 anos. Durante muito tempo se tratou contra um câncer no esôfago. Estava com a saúde debilitada há vários meses. Morreu no Hospital São Pedro.
Várias lideranças políticas lamentaram a morte do ex-prefeito. O atual chefe do Executivo itanese, Clemor Battisti, disse que Itá perdeu uma de suas maiores lideranças políticas da história. “Uma pessoa carismática, que se dedicou praticamente a vida toda à política e ao município de Itá”. O advogado Célio Streck destacou que Jairo foi o grande político itaense. “Era uma figura humana exemplar, um homem trabalhador e honesto, uma pessoa de fácil trato”. A vereadora itaense Jaqueline Sartoretto enfatizou que ele era “um excelente líder, com um carisma cativante que conquistava a todos”. Para o ex-deputado Moacir Sopelsa, Jairo foi uma pessoa que deu exemplos de fé e lealdade. “Sempre se preocupando com as pessoas mais humildes, olhando para a cidade e o interior. É uma perda para Santa Catarina”. O presidente da Câmara de Vereadores, Augustinho Squena, entende que “Itá perde uma grande liderança. O povo itaense vai sentir muito a sua falta”. O ex-prefeito Egílio Paludo lembrou que Sartoretto foi o grande responsável pelo fortalecimento do MDB em Itá e que deixou grandes realizações. Outras lideranças, como o ex-vereador Alcir Hall e o ex-secretário de Administração, Jair Moschetta, também valorizaram o legado deixado pelo ex-prefeito.
Jairo Sartoretto foi prefeito de Itá nos mandatos de 1989/1992, 2001/2004, 2005/2008 e 2017/2020. Também foi vice-prefeito de 2013 a 2016.
Homenagens
Centenas de pessoas passaram pela Câmara de Vereadores durante a quarta-feira para fazer as últimas homenagens ao ex-prefeito. O corpo de Jairo Sartoretto foi cremado no fim da tarde do dia 30 de outubro no Crematório Anjos de Luz de Erechim-RS. A Prefeitura de Itá decretou luto oficial por três dias.
Deixe seu comentário