logo RCN

Nei da Ferticel é eleito

  • - Volnei (C) com o presidente e o vice da ACIC

Escolha do Empresário do Ano aconteceu na sexta-feira, 17 de outubro.

Uma noite de festa e reconhecimento marcou a entrega do Troféu Jacob Biezus para o Empresário do Ano de Concórdia. O eleito, Volnei Enderle, da Ferticel, foi indicado pelos demais empresários em votação secreta. A história do empresário, assim como tantas outras da região, tem origens no agronegócio, que faz de Concórdia um dos municípios referências na área.
Volnei Enderle é um dos sócios proprietários da empresa Ferticel, que fundou junto com os demais irmãos, Wilson, Valcir e Wanderley. Iniciou sua trajetória em 1987, no município de Coronel Freitas/SC, com o propósito de unir produtividade agrícola e responsabilidade ambiental — um conceito inovador para a época. Durante a premiação, realizada na IACC Garden, na noite de sexta-feira, dia 17 de outubro, o empresário se emocionou ao ser escolhido entre os cinco indicados.
Antes do discurso, precisou solicitar um copo de água para se recompor e fazer a sua fala para o público presente, composto por empresários, autoridades, lideranças e a imprensa local e regional. Nei, conforme conhecido na comunidade e no meio empresarial, lembrou das suas origens, da mãe, da esposa Vânia e dos filhos Fábio e Vanessa. Há mais de duas décadas, escolheu Concórdia como seu lar. “Na semana passada, minha mãe faleceu e, nestes momentos de conquistas, a gente lembra de quem sempre esteve ao nosso lado. Ela foi vereadora aos 70 anos de idade, em Coronel Freitas, e sempre foi inspiração, assim como meus irmãos. Começamos um negócio que não existia”, disse, emocionado.
Ele contou que a empresa começou com caminhão velho e com pás. “Nós mesmos carregávamos as camas de aviário. Na Ferticel não tem nenhum equipamento que eu não conheça, por dentro e por fora, porque nós, eu e meus irmãos, trabalhamos na confecção deles. Criamos eles”, disse ao reconhecer que o apoio e a confiança dos avicultores foram fundamentais para o crescimento da empresa, que neste ano de 2025 completou 38 anos.
Hoje, a empresa, que nasceu em Coronel Freitas e mantém lá a sua sede administrativa, possui unidades produtivas em Concórdia, Arabutã, Guatambu, Videira, Pederneiras (SP), em construção, e São Gabriel do Oeste (MS). A presença da empresa se estende por 14 estados brasileiros e pelo Paraguai, levando tecnologia e sustentabilidade ao campo. A Ferticel se especializou na produção de fertilizantes organominerais, que combinam a força dos insumos minerais com os benefícios dos compostos orgânicos, resultando em produtos de alta eficiência agronômica. O destaque é a linha OrganoMaster, fruto de mais de 30 anos de pesquisa e inovação, com mais de 100 formulações para diferentes culturas agrícolas.
Em Concórdia, a unidade local desempenha papel estratégico: realiza o reaproveitamento anual de cerca de 200 mil toneladas de cama de aves, transformando o resíduo em fertilizantes de alto valor agronômico. Essa prática fecha o ciclo sustentável da produção agropecuária, devolvendo ao solo nutrientes essenciais e promovendo uma cadeia mais limpa. Além de sua força industrial, a Ferticel apoia projetos que promovem educação, saúde, cultura, esporte e segurança nas comunidades onde atua.

Troféu Jacob Biezus

Nesta edição os indicados para a fase final foram Francine Roman (Transportes Silvio), Marcos Zat (Zat Atacadista), Gian Paulo Oliveira (Job Content), Volnei Enderle (Ferticel) e Valmir Patzlaff (Britax). Nei da Ferticel, que venceu a disputa, se junta aos demais premiados nos anos anteriores: Juliano Zandonai, Alexandre Simioni, Luciane Fornari, Sérgio Domingos Radin, Claudiomiro Vieira e Alessandra Perusin Miotto. Para o presidente da ACIC, Claudiomiro Viera, realizar o evento foi motivo de muito orgulho. O vice-presidente Roberto Canesso pontuou que o evento vem crescendo a cada edição.


XAVANTINA - Vem aí uma noite de gala Anterior

XAVANTINA - Vem aí uma noite de gala

Chamamento para a biometria Próximo

Chamamento para a biometria

Deixe seu comentário

Geral