logo RCN

Primavera inicia nesta segunda-feira, às 15h19

  • - Estação das flores começa oficialmente na próxima segunda-feira às 15h19

Meteorologista Leandro Puchalski afirma que trimestre será de neutralidade, sem ação intensa de fenômenos climáticos para Santa Catarina na nova estação.

A Primavera começa no Hemisfério Sul no dia 22 de setembro, às 15h19. De acordo com as previsões climáticas, a estação das flores, que vai até 21 de dezembro, terá chuvas mais frequentes e acima da média em setembro em Santa Catarina.
Já em outubro e novembro a tendência é de redução dos volumes, principalmente na região Oeste. A estação deverá ocorrer em condições de neutralidade de fenômenos globais, de acordo com informações do meteorologista Leandro, de Florianópolis. “É importante destacar que neutralidade não é regularidade”, explicou.
Leandro Puchalksi esclarece que o La Niña não deve se configurar. “Mas temos o indicativo de resfriamento das águas do Pacífico na linha do Equador, com efeitos que podem ser sentidos na Primavera, como a redução das chuvas, por exemplo”.
Na nova estação, segundo o meteorologista, mudam os sistemas que trazem chuva. “Ainda temos algumas frentes frias, típicas do Inverno, porém, aumenta a presença de sistemas de baixa pressão e Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), que normalmente estão associados à chuva em forma de pancadas com temporais isolados”.
Na segunda quinzena do mês de novembro, as pancadas de chuva de Verão, associadas à convecção da tarde, passam a ocorrer com mais frequência em todo o Estado. Há também tendência de períodos mais prolongados sem precipitações. As temperaturas deverão ficar próximas a acima da média da época do ano. “O que não impede que em períodos curtos ainda tenhamos episódios de frio”, comenta Leandro Puchalski.

Tendência

Um dos destaques das previsões meteorológicas da Primavera, conforme prévia divulgada pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia Epagri/Ciram, de Florianópolis, é o aumento da incidência de eventos de chuva forte, com totais elevados em curto intervalo de tempo. São temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania. Com relação aos volumes de chuvas, as previsões dão conta de que em setembro os totais variam de 150 a 210 milímetros no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, e de 110 a 170 milímetros nas demais regiões. Em outubro os volumes deverão ser mais elevados, variando de 210 a 280 milímetros no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180 milímetros nas demais regiões. Já em novembro, a chuva no Estado deverá chegar com totais de 130 a 180 milímetros em média.

Pavimentações no interior Anterior

Pavimentações no interior

Ação na Rua Coberta de Concórdia Próximo

Ação na Rua Coberta de Concórdia

Deixe seu comentário

Geral