Os 69 anos da fundação do primeiro frigorífico
-
- Momento de ampliação da empresa com o início do abate de aves nos anos 70
HISTÓRIA Principal unidade da JBS no Estado abate quatro mil suínos e aproximadamente 200 mil aves diariamente. São cerca de 4.100 colaboradores atuando apenas em Seara.
Principal planta do Grupo JBS em Santa Catarina, a unidade local da Seara Alimentos completa 69 anos de fundação na próxima terça-feira. O Frigorífico Seara foi fundado no dia 18 de novembro de 1956.
À época, os irmãos Paludo, liderados por Artêmio Paludo, resistiram à pressão de frigoríficos já estabelecidos e consolidados no Oeste para montar o próprio negócio. O Frigorífico Seara surgiu inicialmente para o abate e processamento de suínos. Somente quase duas décadas depois, em 1973, iniciou o abate de aves. Foi através do setor de avicultura também que a empresa começou a exportar seus produtos.
Desde 2013 a marca Seara, uma das mais renomadas mundialmente no setor de proteínas, pertence ao Grupo JBS. A compra da Seara deu a liderança à JBS na área da avicultura. Os produtos com a marca são distribuídos para mais de 150 países. São 52 fábricas da Seara Alimentos no Brasil, além de 14 centros de distribuição.
Seara tem uma das principais plantas do grupo e uma das únicas que ainda tua com abates de suínos e aves. São cerca de 4.100 colaboradores que atuam no abate e processamento de aves e suínos. São abatidos quase 200 mil aves e mais de quatro mil suínos diariamente. A empresa conta com dezenas de produtores parceiros. Uma grande estrutura rodoviária leva os produtos da unidade para centros de distribuição e para os principais portos do Estado.
A JBS/Seara Alimentos responde pela maior parte dos impostos que retornam para os cofres públicos municipais.
Habitação
Uma das novidades para os próximos meses na unidade local da JBS/Seara Alimentos é um grande projeto de habitação. Em parceria com os governos estadual e federal devem ser construídas cerca de 300 moradias, a maior parte para trabalhadores da unidade. Os trabalhos devem iniciar assim que trâmites burocráticos forem superados.
Deixe seu comentário