Justiça Eleitoral reúne partidos
-
- Lideranças políticas e pré-candidatos da região participaram da reunião no auditório da Câmara
Objetivo foi repassar orientações sobre o pleito de outubro para os pré-candidatos de Seara, Itá, Arvoredo e Xavantina.
O Cartório Eleitoral de Seara realizou na tarde da quarta-feira, dia 20, no Auditório da Câmara de Vereadores, uma importante reunião para tratar de assuntos voltados às eleições de outubro. O evento teve a participação de representantes partidários (presidentes e tesoureiros), contadores, advogados e possíveis candidatos de Seara, Itá, Xavantina e Arvoredo.
Durante o encontro foram repassadas orientações e informações importantes para as eleições municipais de 2024. A chefe do Cartório Eleitoral de Seara, Claudia Andreatta, explicou sobre filiação e contas de campanha, doações, divulgação e propagandas em redes sociais, além da importância de o partido indicar um representante e terem contador e advogado. Com relação a datas, as convenções partidárias devem ser realizadas no período de 20 de julho a 5 de agosto de 2024, onde devem ser formadas as coligações para a majoritária, com os partidos que a compõe e sua denominação.
Somente pode se candidatar quem estiver filiado a algum partido até seis meses antes da eleição no município em que deseja concorrer. Outra informação importante é que é necessário ter nacionalidade brasileira, estar em pleno exercício dos direitos políticos e ter idade mínima de 21 anos para concorrer a prefeito e vice e 18 anos para se candidatar a vereador. No caso de Seara cada partido pode requerer o registro de 12 candidaturas para vereador e uma para prefeito e vice. O registro de candidaturas inicia em 10 de agosto e deverá ser feito até as 19h do dia 15 de agosto. A propaganda já inicia no dia 16 de agosto.
Cláudia Andreatta lembrou ainda que quanto as orientações repassadas, “as redes sociais devem ser uma preocupação dos partidos e candidatos para que eles tenham o cuidado de controlar estes espaços e não cometer nenhuma infração eleitoral sob pena de multa. As multas variam de R$ 5 mil a R$ 50 mil, sendo que o juiz eleitoral faz a verificação e o Ministério Público também pode atuar. A Justiça estará bem atenta quanto às propagandas e as movimentações, tanto no mundo real quanto no virtual”.
Claudia também alertou sobre o cuidado com a declaração dos bens de cada candidato. Todas as informações encaminhadas ao Cartório Eleitoral precisam estar corretas. Lembrou que “não existe candidatura nata ou avulsa. O candidato tem que passar em convenção, pois só os partidos políticos podem registrar candidaturas”.
Uma nova reunião será realizada entre junho e julho com a participação do juiz e do promotor eleitoral. No encontro serão focadas as informações sobre as regras de propaganda eleitoral, horário eleitoral e prestação de contas.
Eleitores
O prazo final para emissão de títulos e transferir o local de votação é o dia 8 de maio. As eleições municipais deste ano serão realizadas no dia 6 de outubro. Onde há segundo turno a disputa está prevista para o dia 27 de outubro. Até o dia 20 de março Seara tinha 13.899 eleitores aptos a votar, Arvoredo 2.413, Itá 5.812 e Xavantina 3.383.
Deixe seu comentário