logo RCN

Sessões do Legislativo são retomadas

  • - As próximas sessões serão dias 19 e 26 de fevereiro

Cobranças referentes à malha viária do município pautaram a primeira sessão

Na sexta-feira, 2, ocorreu a primeira sessão do ano da Câmara de Vereadores de Seara. O presidente do Legislativo para 2024 é o vereador Nelson Carpe da Silveira. O vice-presidente é Luiz Benatti (PP). Adão Kronbauer e Eliseu Arend seguem como secretários.

De início houve a fala do prefeito Kiko Canale na tradicional mensagem do Poder Executivo. Na tribuna, Kiko ressaltou que há muita coisa a ser feita em Seara. “Tenho que enaltecer essa Casa. Todos os prefeitos de Seara sempre buscaram o melhor. Meu partido é Seara. Quero dizer que este ano será muito produtivo. Seara não só recebe prêmio de transparência, mas também o reconhecimento no movimento agropecuário. Isso é fruto também do trabalho da Câmara. Vamos trabalhar juntos, com honestidade e seriedade”.

O assunto que dominou o debate foi a situação das estradas do interior. Houve fortes cobranças da bancada de oposição sobre o tema. Irio Casarotto citou uma propriedade onde um suinocultor perdeu parcerias, pois, segundo ele, os caminhões não chegavam nem com ajuda de retroescavadeira. Vários pedidos para melhorias teriam sido realizados. O caso, conforme Irio, estaria no Ministério Público.

Antônio de Oliveira falou sobre várias reclamações das tubulações que substituíram pontes e pontilhões no município. Citou a estrada de linha Filippi. Jesenei Nardino cobrou melhorias nas estradas do interior e falou sobre o uso das máquinas. Segundo ele, estão sendo mais usadas máquinas em serviços particulares do que na malha viária e outros serviços públicos.
Já pela bancada de situação, Romar Galelli citou que os trabalhos de recuperação da malha viária estão ocorrendo. “Agora que as equipes voltaram das férias, os serviços serão realizados gradativamente”. Adão Kronbauer também demonstrou preocupação com a situação em linha Dom Pedro e argumentou que recursos estão sendo buscados para melhorar o acesso à linha Forquilha.

Uma informação levantada por Neudi Sgarbossa chamou a atenção. Conforme o vereador, o prédio da Prefeitura de Seara não existe no papel, pois não há averbação da edificação. Há uma casa de madeira registrada no terreno. A situação vem desde os anos 70. O prefeito Kiko Canale disse à reportagem que a situação será averiguada.

Marco Mariani solicitou envio de questionamentos à Celesc sobre as cobranças de energia no interior, que não conta mais com subsídio. A Celesc informou que o fim do subsídio é decorrente de um decreto presidencial assinado em 2018. Houve a queda anual gradativa dos valores até zerar em 2023. Eliseu Arend falou da importância do asfalto no acesso a Canhada Grande pela SC-283.


Destaques

Na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final estão os vereadores Romar Galelli, Irio Casarotto e Adão Kronbauer. Finanças e Orçamentos, Marco Mariani, Rafael Batisteli e Antonio de Oliveira. Obras e Serviços Públicos, Agricultura e Meio Ambiente fazem parte Eliseu Arend, Luiz Benatti e Neudi Sgarbossa. Educação, Saúde e Assistência Social estão Jesenei Nardino, Marco Mariani e Romar Galelli. Na última quinta-feira a Câmara realizou a segunda sessão do ano.

Partidos  de oposição confirmam aliança Anterior

Partidos de oposição confirmam aliança

Inicia o planejamento para o pleito eleitoral de outubro Próximo

Inicia o planejamento para o pleito eleitoral de outubro

Deixe seu comentário

Geral