logo RCN

Equipamento está há três meses sem funcionar

  • - Estimativa é que até 20 de março, o mamógrafo esteja funcionando

Licitação para compra das peças está em andamento, com previsão de conserto ainda no mês de março.

Após três meses sem funcionar, o mamógrafo do Hospital São Roque de Seara está próximo de ser consertado. Nesta semana foi realizado o processo licitatório para aquisição das peças e na próxima segunda-feira, 11 de março, estima-se que seja conhecida a empresa vencedora. Conforme informações do setor de compras da prefeitura de Seara, a contratada terá até dez dias para executar o serviço.

A licitação foi realizada pelo município pois o aparelho de mamografia pertence à Secretaria da Saúde de Seara e foi cedido ao hospital em forma de comodato. O equipamento foi utilizado até o dia 28 de novembro de 2023. Segundo informações publicadas no jornal Folhasete de 10 de fevereiro, o radiologista do hospital afirmou que não era mais seguro fazer o exame, pois corria-se o risco de não dar o diagnóstico exato, com precisão. Havia um problema nas placas do aparelho, que apresentaram falhas.

Conforme o diretor do Hospital São Roque, Milton Odair da Silva, em média de 80 a 85 exames por mês eram realizados pelo mamógrafo do município. Desde então, as mulheres estão se deslocando aos municípios de Chapecó, Xanxerê e Concórdia, para atendimento.

O assunto foi tema de discussão na sessão de segunda-feira da Câmara de Seara. De acordo com o vereador Irio Casarotto (PT), “é uma irresponsabilidade por parte da Secretaria da Saúde, porque ouve-se todos os dias as pessoas reclamando”. Lamentou também o transtorno com o deslocamento para outras cidades.

Em entrevista à Belos FM, o vereador e líder do governo na Câmara, Marco Mariani (PP) explicou que a demora para resolver o problema foi em função da documentação necessária e da nova lei de licitações que entrou em vigor. “Nenhuma mulher ficou sem ser assistida. Teve que ir pra Chapecó ou Concórdia, mas não tem fila. Agora, graças a Deus vai ser adquirida a peça”.

A diretora de Saúde de Seara, Luciana Maier Gagiola reforça que não há pacientes na fila de espera por agendamento. “Não tem gente na fila sem seu exame estar agendado. Todos os pedidos de exames de mamografia estão com datas agendadas para o decorrer do mês de março. O tempo entre o pedido chegar, passar pela regulação e o agendamento não ultrapassa dez dias. Exames com prioridade vermelha ou amarela, são imediatamente agendados e liberados, com tempo máximo de três dias”. Acrescenta que “tão logo os pedidos chegam com a solicitação da mamografia, imediatamente eles já são agendados e definidas as datas prováveis dos exames. Mas não é o município que define a data. O que define é a prioridade da paciente e as datas que as clínicas disponibilizam”.

Ainda conforme a profissional, os exames são comprados via Consórcio CIS-AMOSC e CIS-Amauc, disponível com gratuidade, assim como o transporte, que também é disponibilizado pelo município.


Funcionamento

A diretora de Saúde, Luciana Maier Gagiola destaca que provavelmente até 20 de março o mamógrafo estará em funcionamento. “Outro ponto que temos que ressaltar, é que mesmo com o aparelho funcionando em Seara, sempre haverá fila após o agendamento, de acordo com a prioridade da mulher”.

Mudanças nas salas de vacina Anterior

Mudanças nas salas de vacina

SAÚDE - Sem funcionar desde novembro Próximo

SAÚDE - Sem funcionar desde novembro

Deixe seu comentário

Geral