SAÚDE - Sem funcionar desde novembro
-
- Aparelho apresentou problemas no funcionamento
Equipamento deve ser consertado nas próximas semanas, segundo o administrador do HSR
Desde o final de novembro de 2023 não estão mais sendo realizados exames de mamografia em Seara. O motivo é um problema nas placas do aparelho, que apresentaram falhas. Pessoas que precisam utilizar o equipamento reclamam com frequência, pois necessitam se deslocar a outros municípios, especialmente a Chapecó.
A informação foi confirmada pelo administrador do Hospital São Roque de Seara, Milton Odair da Silva. Ele também confirmou que nos últimos dias ficou definida a busca por três orçamentos para a aquisição das peças necessárias para que o equipamento volte a funcionar em sua plenitude. A reportagem do Folhasete apurou que a expectativa é que os exames de mamografia voltem a ser realizados em Seara no final de fevereiro ou, no mais tardar, em março.
O aparelho de mamografia pertence à Secretaria da Saúde de Seara, mas foi cedido ao hospital em forma de comodato. O secretário municipal da Saúde, Flávio Zolet, confirmou a busca pela solução do problema. “Solicitei os orçamentos ao hospital para fazer o processo de compra. É um aparelho em comodato, que a manutenção seria realizada pelo São Roque. Assim que os orçamentos estiverem em nossas mãos, vamos realizar a compra do kit para a volta do funcionamento do equipamento”.
Conforme a direção do Hospital São Roque, o aparelho foi utilizado até o dia 28 de novembro do ano passado. “No final de novembro o radiologista disse que não era mais seguro nós fazermos o exame, porque corria-se o risco de não dar o diagnóstico exato, com precisão, podendo não serem vistas nas imagens algumas alterações na mama. E de lá para cá não foi mais usado”, destacou Milton Odair da Silva.
Milton explicou que o hospital está fazendo a cotação dos orçamentos para a aquisição do kit. Há três possibilidades, de acordo com o administrador. “Uma é a compra do cassete ou o novo kit das placas. A outra é converter o aparelho em uma mamografia digital. E há ainda a possibilidade de substituir o equipamento por um aparelho digital”. A Secretaria da Saúde, no entanto, deve fazer a aquisição das placas, num investimento estimado em R$ 40 mil.
O administrador do Hospital São Roque ressaltou que “estamos conseguindo os três orçamentos, que serão encaminhadas à prefeitura, que vai efetuar a compra. Posso dizer que o conserto está mais próximo do que nunca, está bem evoluído e até o final do mês estaremos fazendo novamente os exames de mamografia em Seara.
Demanda
O administrador do Hospital São Roque de Seara, Milton Odair da Silva, informou que em média de 80 a 85 exames por mês são realizados com a utilização do mamógrafo no município. “Na época do Outubro Rosa foram mais de 100 exames”. Enquanto o equipamento não é consertado, muitos pacientes acabam realizando os exames em outras cidades.
Deixe seu comentário