Telefonia mais uma vez no topo
-
- Maioria dos casos foi solucionado, segundo Andréia
Setor domina o ranking de reclamações dos consumidores na Regional de Seara
O cenário se repete. As operadoras de telefonia continuam liderando o ranking de reclamações registradas pelos consumidores no Procon Regional de Seara.
No total, de acordo com o relatório fornecido pela coordenadora do órgão no município, Andréia Muller, foram 903 atendimentos protocolados no sistema como processos administrativos ao longo de 2025, envolvendo principalmente os setores de telefonia e instituições financeiras de crédito.
A TIM foi a campeã entre todas as empresas, com 209 reclamações. Na sequência estão a Oi Móvel, com 44 queixas, e a Claro, com 37. Em seguida estão o Banco Pan com 19 registros, Bradesco (17) e o Banco Santander (Brasil) S.A., (16).
Por telefone, WhatsApp e por e-mail, que não são registradas no sistema totalizaram 453 queixas. “Essas reclamações são resolvidas de forma mais célere, sem a necessidade de abertura de processo administrativo, destinando-se principalmente ao esclarecimento de dúvidas diversas da população e à orientação imediata dos consumidores”.
Do total de demandas atendidas, segundo a coordenadora do Procon Regional de Seara, cerca de 95% dos casos foram devidamente esclarecidos e solucionados no âmbito administrativo, enquanto que os demais consumidores foram orientados a buscar o Poder Judiciário, nos casos onde não houve acordo entre as partes. “Além do atendimento direto à população, o Procon também realizou ações de orientação junto ao comércio local, com foco na conscientização sobre os direitos dos consumidores e o cumprimento da legislação vigente. Paralelamente foram desenvolvidos trabalhos informativos nas redes sociais, especialmente voltados à prevenção e alerta sobre golpes aplicados contra consumidores, reforçando o caráter educativo e preventivo do órgão”.
Atendimentos
Em 2024 o Procon Regional de Seara registrou 875 reclamações no sistema. Já as queixas feitas por outros canais, como telefone e e-mail, somaram 350. O Procon Regional de Seara atende também os municípios de Itá, Xavantina, Arvoredo e Paial.
Deixe seu comentário