Previsão de conclusão em 2026
-
- Britador já está em operação na região de Arvoredo
No momento quase 30% dos trabalhos foram realizados
O ano de 2026 deve ser decisivo para o andamento e conclusão das obras de revitalização da SC-283, no trecho entre Seara e Arvoredo. O britador localizado na região de linha Chapada-Arvoredo já está em funcionamento e em breve a usina de asfalto começará a operar.
Nesta semana também foram retomadas as obras na área urbana de Seara, na saída pra Chapecó. Os trabalhos no local estavam paralisados há algum tempo e a retomada era muito cobrada pela população.
De acordo com o coordenador de Infraestrutura Oeste do Governo do Estado, Gilberto Tomasi, os trabalhos já evoluíram de maneira significativa, especialmente nos pontos onde havia desníveis e degraus no alargamento da pista. “Esses degraus praticamente foram eliminados, principalmente nos locais onde vai ter terceira pista”, afirmou. Segundo ele, um fator decisivo para a aceleração da obra foi o início do funcionamento do britador próprio da empresa responsável pela execução.
A instalação da pedreira e da usina de asfalto, que dependia de autorização e de licenças de órgãos ambientais, já foi aprovada, o que permite o avanço das etapas mais pesadas da obra, conforme Tomasi. “Agora dá para perceber que a obra começa a tomar forma. Hoje ela está na casa dos 28% a 30% e eu quero crer que esse ano a gente vai concluir”, destacou Tomasi. A expectativa, conforme o coordenador, é de que o cronograma seja cumprido, desde que as condições climáticas sejam favoráveis.
O coordenador também destacou a necessidade de a Celesc fazer a remoção da rede elétrica e de alguns postes na região próximo ao Cemitério Jardim Santo Evangelista. Outro ponto importante é a qualidade do material utilizado na revitalização. “A pedreira própria da empresa passou por testes e apresentou padrão adequado às exigências técnicas da obra, garantindo maior segurança e durabilidade ao pavimento. Com isso, a empresa também passa a reduzir custos e a melhorar seu fluxo financeiro, já que as etapas de aplicação da base e do asfalto representam os maiores volumes de investimentos”, enfatizou.
Conforme o Governo do Estado, os pagamentos estão rigorosamente em dia, seguindo o sistema de medições mensais. “Para o Consórcio receber, é preciso executar e medir o serviço. Nunca houve atraso nos pagamentos”, afirmou. Com o início da aplicação das camadas de asfalto, as medições devem aumentar consideravelmente nos próximos meses.
Além da revitalização, executada pelo Consórcio Compasa/Ellenco, nos últimos dias foram realizados serviços paliativos de tapa-buracos em parte do trecho, restando apenas pontos específicos na região de Arvoredo e próximo ao rio Irani.
Durante a execução das obras, o trânsito segue em sistema de “pare e siga” nos trechos em intervenção, sem desvios por vias alternativas. Tomasi pede compreensão dos usuários e reforça que os transtornos são temporários. “No final, o fluxo vai melhorar muito e a rodovia vai se transformar em uma via mais segura e tranquila, como ocorreu no trecho entre Chapecó e Arvoredo”, concluiu.
Dados técnicos
A obra, iniciada em agosto de 2024, contempla uma revitalização completa em cerca de 27,6 quilômetros e prevê melhorias estruturais, alargamento da pista e implantação de terceiras faixas, aumentando a segurança e a capacidade da rodovia. O valor orçado é de R$ 136 milhões.
Deixe seu comentário