logo RCN

Previsão de conclusão em 2026

  • - Britador já está em operação na região de Arvoredo

No momento quase 30% dos trabalhos foram realizados

O ano de 2026 deve ser decisivo para o andamento e conclusão das obras de revitalização da SC-283, no trecho entre Seara e Arvoredo. O britador localizado na região de linha Chapada-Arvoredo já está em funcionamento e em breve a usina de asfalto começará a operar.
Nesta semana também foram retomadas as obras na área urbana de Seara, na saída pra Chapecó. Os trabalhos no local estavam paralisados há algum tempo e a retomada era muito cobrada pela população.
De acordo com o coordenador de Infraestrutura Oeste do Governo do Estado, Gilberto Tomasi, os trabalhos já evoluíram de maneira significativa, especialmente nos pontos onde havia desníveis e degraus no alargamento da pista. “Esses degraus praticamente foram eliminados, principalmente nos locais onde vai ter terceira pista”, afirmou. Segundo ele, um fator decisivo para a aceleração da obra foi o início do funcionamento do britador próprio da empresa responsável pela execução.
A instalação da pedreira e da usina de asfalto, que dependia de autorização e de licenças de órgãos ambientais, já foi aprovada, o que permite o avanço das etapas mais pesadas da obra, conforme Tomasi. “Agora dá para perceber que a obra começa a tomar forma. Hoje ela está na casa dos 28% a 30% e eu quero crer que esse ano a gente vai concluir”, destacou Tomasi. A expectativa, conforme o coordenador, é de que o cronograma seja cumprido, desde que as condições climáticas sejam favoráveis.
O coordenador também destacou a necessidade de a Celesc fazer a remoção da rede elétrica e de alguns postes na região próximo ao Cemitério Jardim Santo Evangelista. Outro ponto importante é a qualidade do material utilizado na revitalização. “A pedreira própria da empresa passou por testes e apresentou padrão adequado às exigências técnicas da obra, garantindo maior segurança e durabilidade ao pavimento. Com isso, a empresa também passa a reduzir custos e a melhorar seu fluxo financeiro, já que as etapas de aplicação da base e do asfalto representam os maiores volumes de investimentos”, enfatizou.
Conforme o Governo do Estado, os pagamentos estão rigorosamente em dia, seguindo o sistema de medições mensais. “Para o Consórcio receber, é preciso executar e medir o serviço. Nunca houve atraso nos pagamentos”, afirmou. Com o início da aplicação das camadas de asfalto, as medições devem aumentar consideravelmente nos próximos meses.
Além da revitalização, executada pelo Consórcio Compasa/Ellenco, nos últimos dias foram realizados serviços paliativos de tapa-buracos em parte do trecho, restando apenas pontos específicos na região de Arvoredo e próximo ao rio Irani.
Durante a execução das obras, o trânsito segue em sistema de “pare e siga” nos trechos em intervenção, sem desvios por vias alternativas. Tomasi pede compreensão dos usuários e reforça que os transtornos são temporários. “No final, o fluxo vai melhorar muito e a rodovia vai se transformar em uma via mais segura e tranquila, como ocorreu no trecho entre Chapecó e Arvoredo”, concluiu.

Dados técnicos 

A obra, iniciada em agosto de 2024, contempla uma revitalização completa em cerca de 27,6 quilômetros e prevê melhorias estruturais, alargamento da pista e implantação de terceiras faixas, aumentando a segurança e a capacidade da rodovia. O valor orçado é de R$ 136 milhões.

Telefonia mais uma vez no topo Anterior

Telefonia mais uma vez no topo

Vídeo destaca bastidores da Reportagem Especial que tratou de dependência química no Folhasete Próximo

Vídeo destaca bastidores da Reportagem Especial que tratou de dependência química no Folhasete

Deixe seu comentário

Geral