Bons resultados na produção
-
- Lindomar disse que safra da uva foi regular
Produtores de melancia e uva, como seu Lindomar Cosmann, iniciam comercialização.
A produção agrícola de Seara é destaque em diversas culturas e variedades, sempre com boas alternativas para melhorar a renda dos produtores. Um dos exemplos é a produção de uva e melancia.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2023, a produção média anual de melancia no município é de 240 toneladas, com uma área plantada de cerca de 12 hectares. Já com relação à uva, são cultivados em média cerca de 30 hectares, com uma produção média anual de 270 toneladas.
Na safra 2024/2025 o clima tem colaborado e os produtores comemoram os resultados. Conforme o secretário da Agricultura de Seara, Renato Tumelero, “as condições climáticas têm se apresentado favoráveis neste período tanto para a produção de uva quanto de melancia”. Ressalta, no entanto, que a cultura da uva está tendo diminuição na área cultivada, principalmente em decorrência da falta de mão de obra necessária para a condução da atividade. “Também temos alguns relatos de diminuição de cultivo em virtude do uso indiscriminado de defensivos agrícolas, o que tem prejudicado e provocado a morte de parreirais”.
O secretário destaca ainda que por outro lado há um crescimento anual da importação de uvas para a elaboração de vinhos coloniais - ou artesanais. “E a tradição da elaboração de vinhos está sendo mantida”.
Com relação à produção de melancia, Renato Tumelero explicaque “é uma cultura de resposta rápida. Nesta safra as condições do tempo foram favoráveis até o momento e o preço se mantém estável, com boa aceitação e viabilidade econômica no mercado”. Lembra, porém, que há poucos produtores que se dedicam à produção. “São cerca de 20 produtores, que destinam a produção ao comércio de forma tradicional, o que representa uma renda extra às famílias”.
Pra o produtor de melancia Fridoldo Schoenell, de linha Lageado Forte, interior de Seara, a safra tem sido boa. Ele plantou cerca de 550 mudas em uma área de mais de 5,5 mil metros quadrados e espera colher cerca de seis toneladas da fruta. “Foi uma safra boa, com o clima colaborando. Poderia produzir ainda mais se continuassem as chuvas regulares neste mês de janeiro”. Schoenell produz melancia há 18 anos e está comercializando as frutas na propriedade ao preço que varia de R$ 1,50 a 1,80 o quilo.
Produção
Para o produtor Lindomar Cosmann, de linha Treze de Maio, interior de Seara, a safra da uva foi regular. Ele trabalha com a atividade há mais de 35 anos, com a comercialização in natura, produção de doces, geleias, sucos e vinhos. Cosmann tem mais de mil parreiras das variedades Bordô, Niágara Branca e Rose, além das uvas de mesa. “A produção não foi das melhores, ainda sofrendo reflexos da seca de anos anteriores e muita chuva de períodos recentes”. Mesmo assim, Cosmann obteve produção em todas as variedades.
Deixe seu comentário