logo RCN

Casa de Fritz Plaumann é reinaugurada em Teutônia

  • - Reinauguração com boa participação de público

Residência do entomólogo alemão passou por reformas.

“Es gibt keinen besseren Ort als zu Hause”. A frase em alemão traduzida para o português significa “não há lugar melhor que o lar”. E nada melhor do que ver o lar em boas condições.
A referência serve para denominar a residência do entomólogo alemão Fritz Plaumann. O local passou por revitalização estrutural e estética. A reinauguração aconteceu na tarde do sábado, 23 de novembro, em evento que contou com apresentações culturais e café colonial ao fim dos pronunciamentos.
Desde a música “Zigeuner Leben”, o hino da Alemanha à capela, apresentação de violino e a interpretação da “Primavera de Vivaldi”, o público presente, mesmo sob o escaldante sol, pôde presenciar uma tarde diferente. Durante o café colonial, no Centro Comunitário do distrito, também houve apresentações artísticas.
O vice-prefeito Flavio Ragagnin destacou que “um povo sem história é um povo morto. A história é marcada por determinação e esforço. O Fritz tinha muita vontade e sensibilidade de fazer o seu trabalho. Agradeço a todos por manterem esse legado”. O prefeito Kiko Canale explicou que “adquirimos a casa em 2006. Havia a necessidade de revitalizá-la. Não era tão simples reformar uma residência como esta, pois é um estilo de poucos pregos. Hoje ela está muito bonita. A estrutura em si é uma ciência viva”.
A superintendente de Cultura de Seara, Elaine Benetti, argumentou que “a partir de agora iremos organizá-la para receber os visitantes. Vamos ter que etiquetar todos os móveis e utensílios e fazer a descrição. Fazer cordões de isolamento, pois tem muitas louças, cristais, equipamentos de trabalho e outros.
Também será contratada uma pessoa para orientar a visita. Acredito que já em 2025 a residência estará aberta”. A laboratorista Edeltraudt Pierozan cita que “convivi mais de 20 anos na casa com a família Plaumann. Foi um marco importante para Seara e região. A revitalização me trouxe de volta ao passado, onde tenho muitas boas lembranças e ensinamentos. Com a reforma, o município resgata a cultura e o turismo de Nova Teutônia”.
Também houve a posse da diretoria da Associação Plaumanni, que tem por objetivo trabalhar o turismo no distrito. O presidente Antonio Wollmann explica que “temos aqui vários atrativos. Com a elaboração de roteiros, vamos atrair ainda mais gente para nos visitar. Somos uma entidade sem fins lucrativos”. A associação é composta por diversos membros, sendo sua maioria moradores de Nova Teutônia.
Para conhecer a residência, basta agendar um horário no 3452-3761 ou nas redes sociais. Também via e-mail, no museufritzplaumann@seara.sc.gov.br. Os horários de atendimento do museu são de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados das 9h às 16h.

História viva

A residência datada da década de 1940, quase 100% em madeira, teve a troca de parte dos assoalhos e paredes, pintura interna e externa nas cores originais e melhoramentos gerais. Em seu interior, há os utensílios da época, móveis e equipamentos utilizados por Fritz Plaumann. O estilo arquitetônico, semelhante ao famoso Enxaimel, encanta por sua peculiaridade. Vale destacar que a casa possui pouquíssimos pregos nas junções da estrutura. O investimento na reforma, com recursos próprios da Prefeitura de Seara, foi de R$ 163.969,82. Houve parceria com o Sebrae através de um projeto turístico.

CONCÓRDIA - Gestão de água e esgoto vai mudar Anterior

CONCÓRDIA - Gestão de água e esgoto vai mudar

XAVANTINA - Prefeito faz balanço Próximo

XAVANTINA - Prefeito faz balanço

Deixe seu comentário

Geral