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Cobrança por agilidade nas obras

  • - Trabalhos em andamento entre Seara e Itá

Trabalhos na SC-155, entre Seara e Itá, foram retomados nesta semana.

A SC-155, de Seara a Itá e em direção a Xanxerê, passa por reparos na pavimentação. No momento é realizada a fresagem descontinuada na pista, que consiste em consertar pontos críticos da pavimentação onde há buracos, remendos, desníveis e outras imperfeições.

Em ambos os sentidos, a empresa responsável pelos trabalhos é a Terramax. Conforme o coordenador regional de Infraestrutura Oeste, Gilberto Tomasi, o trecho entre Seara e Itá deverá ser concluído nos próximos dias. O investimento é de R$ 5,2 milhões. Já de Seara a Xanxerê, os trabalhos estão no início. O custo neste trecho é de R$ 15,6 milhões. Não é realizado nenhum tipo de revitalização ou aumento de capacidade. Trata-se de uma recuperação da malha asfáltica. Não há ampliação de pistas, por exemplo.

Uma questão abordada por Tomasi foi o motivo de as máquinas saírem do trajeto Seara-Itá e se deslocarem a Xanxerê sem terminar o serviço no trecho que pertence ao município itaense, deixando a rodovia com pontos para reparo. “A questão é que tivemos que solicitar as máquinas para um remendo profundo em outro trecho, onde é necessário tirar toda a base e recompor a estrutura. Não privilegiamos ninguém. Foi algo emergencial neste ponto crítico”. Os trabalhos entre Seara e Itá foram retomados nesta semana.

Houve uma mudança nos contratos de conservação das rodovias. “Eu tenho 900 quilômetros de estrada em minha coordenadoria. Antes havia apenas um contrato. Agora dividimos em três lotes - Concórdia, com a empresa LCM; Xanxerê, com a Neovia; e Chapecó, com a Planaterra. Os três já foram licitados. Cada um destes lotes tem em torno de 300 quilômetros e em todos eles já foi dada a ordem de serviço no dia 1º de fevereiro. Eu acredito que agora teremos melhores condições de atender a demanda com mais rapidez, pois antes tínhamos uma equipe. Hoje, temos três”.

Com relação à SC-283, a revitalização entre Chapecó e Arvoredo deverá ser concluída no fim de março. O trecho entre Seara e Arvoredo depende apenas da liberação da licença ambiental. “A obra já está licitada e a empresa vencedora aguarda este documento para iniciar os trabalhos. O investimento inicial é de R$ 136 milhões. Terá vários pontos de terceiras faixas. O lote de Seara até a entrada para Arabutã está em processo licitatório e não há nada definido”. O trajeto entre Arabutã e Concórdia também está em andamento.


Linha Bernardi

Há um problema grave na SC-155 na saída de Seara para Itá, em linha Bernardi, provocado pelas chuvas do fim do ano passado, que danificaram o asfalto e provocaram o entupimento da tubulação. O coordenador de Infraestrutura Oeste do Governo do Estado, Gilberto Tomasi, destaca que “em breve, mas sem previsão de dias, deveremos iniciar os reparos neste ponto”.

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