logo RCN

Estudante vence concurso de redação

  • - Edailizi Losh (C), com a diretora Viviane Zanluchi e a professora Cristiane Zandonai

Edailizi Losh, 18 anos, da EEB Seara, é escolhida como Jovem Senadora por SC.

A estudante Edailizi Larissa Losh, do 3º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Seara, foi selecionada para representar Santa Catarina no Senado Federal através do programa Jovem Senador. A iniciativa acontece anualmente e é resultado de uma parceria entre o Senado Federal e as secretarias estaduais de Educação, reunindo alunos de toda a rede pública do Brasil.

O evento acontecerá em Brasília, sede do órgão, de 5 a 9 de agosto, com o objetivo de proporcionar aos jovens selecionados uma experiência política diferenciada e incentivá-los a compreender a importância dos espaços políticos na tomada de decisões que afetam a população brasileira. No total, 27 jovens, um de cada estado brasileiro, estarão participando do Jovem Senador deste ano. Eles foram selecionados pelo desempenho no Concurso de Redação com o gênero dissertativo argumentativo sob a temática “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. O concurso não visa apenas reconhecer a habilidade dos estudantes em redação, mas especialmente estimula -los à reflexão sobre o papel do Senado e os desafios democráticos que o país enfrenta atualmente.

A searaense Edailizi Losh venceu a fase regional e também foi a campeã na etapa estadual. Portanto, será a representante catarinense no Distrito Federal. Em entrevista ao Folhasete, a estudante contou que “eu não conhecia o concurso até minha professora, Cristiane Zandonai, me apresentar a ideia. Também não imaginava que conseguiria chegar tão longe, ganhando a etapa estadual. Sempre me interessei por questões políticas, mas não me atualizo muito sobre o assunto. Foi uma grande surpresa ter ganhado o concurso”.

Para Edailizi, representar o Estado “significa também representar o que todos os estudantes pensam e querem melhorar no nosso país. Fico muito feliz que eu possa estar fazendo isso em nome de todos e espero fazer da melhor forma possível”. Ela relatou que a professora Cristiane, de Língua Portuguesa, que auxiliou na redação, vai acompanhá-la na viagem. Todos os custos serão bancados pelo Congresso Nacional, incluindo viagem, alimentação e hospedagem. “Tenho muita curiosidade em saber como funciona realmente o Senado e vou poder viver isso sendo Jovem Senadora por uma semana. Acredito que vai ser uma experiência única, de muito aprendizado”.


Expectativa

Edailizi Losh tem 18 anos e reside no bairro Garghetti. Ela está empolgada pela chance de conhecer o Distrito Federal e também estar próxima dos demais estudantes que venceram o concurso em seus estados. “Já conversei com alguns por mensagem, mas estou ansiosa para conhecer todo mundo pessoalmente e poder compartilhar essa semana de experiência em Brasília”.

Melhores vinhos são premiados Anterior

Melhores vinhos são premiados

Searaense no Miss Santa Catarina Próximo

Searaense no Miss Santa Catarina

Deixe seu comentário

Geral