logo RCN

Exposição reconta história

  • - Santa Ana é a mãe de Maria e avó de Jesus

Igreja também terá a Festa de Santa Ana neste domingo.

Quem não conhece a história da construção e fundação da Igreja Matriz São Daniel de Seara pode aproveitar a oportunidade para ver o belíssimo resultado da primeira etapa de restauração do prédio, concluída recentemente, que trouxe de volta à edificação detalhes da arquitetura original. Há ainda a oportunidade de prestigiar a exposição intitulada “Passado e Presente”, idealizada pelo professor e historiador searaense Ciro Franke.

São quatro painéis com registros fotográficos que retratam a construção e momentos singulares da Matriz, bem como os vitrais, um tipo de vidraçaria difundido na Europa durante a Idade Média composta por pedaços de vidros coloridos rejuntados ou pinturas retratando cenas, personagens e brasões que ornamentam igrejas e catedrais, em que o efeito da luz do sol que por eles penetra confere maior imponência e espiritualidade ao ambiente. Há também personagens importantes nesta trajetória que tem início na década de 1950. O material inclui curiosidades sobre a gruta, que foi destruída por um desmoronamento causado quando da abertura da estrada entre Seara a Chapecó, e a escultura sacra que está fixada no alto da torre. Segundo o historiador, trata-se de um fato curioso, pois muitos ainda acreditam tratar-se de São Daniel, quando na verdade a estátua é de Cristo Rei. Ciro Franke diz que a primeira imagem colocada teria sido a do padroeiro, mas, posteriormente, foi substituída. As duas esculturas foram esculpidas por Hermínio Garbin, artesão de Xanxerê que tinha forte ligação com Seara.

A exposição, de acordo com Ciro Franke, foi organizada com o acervo fotográfico da professora e ex-maestrina do Coral São Daniel, Inês Grando Detoni (in memoriam), e a produção dos textos teve a colaboração do professor e advogado Euro Zanuzzo.

O historiador faz um convite especial à sociedade de modo geral, católicos ou não, para visitarem a exposição, que ficará disponível até o dia 6 de julho. “Nós acrescentamos novas imagens ao acervo inicial que está exposto desde o mês de maio. Então, quem já viu, recomendo que venha novamente, porque tem novidades. As pessoas podem visitar esse resgate da memória de nossa comunidade, que é bastante religiosa, não somente nos dias de celebrações na Igreja Matriz”, finaliza.


Festa de Santa Ana é amanhã

A tradicional Festa de Santa Ana será realizada neste domingo, 16. A missa e o almoço acontecem no CTG Seara e Pampa, já que o Centro Comunitário está em reforma.
Conforme o pároco José Tarcizio Hentz, na noite da última quarta-feira iniciou o tríduo. Na quinta-feira houve a missa voltada para a catequese e à família. E ontem teve a Missa da Saúde, com bênção aos trabalhadores da festa. Hoje e amanhã não terá celebração religiosa na Igreja Matriz”.
Amanhã, a Santa Missa no CTG Seara e Pampa inicia às 10h10. “Queremos agradecer a equipe do CTG Seara e Pampa, que está cedendo seu espaço, ao Conselho aqui da comunidade da Matriz e todos aqueles que estão colaborando. Minha expectativa é muito boa. Tenho toda a certeza que, pelo trabalho e pela dedicação de todos, vai ser uma festa muito bonita. Deixo meu convite para a população participar, pois as pessoas aqui de Seara têm muito carinho por Santa Ana, que é a mãe de Maria e avó de Jesus. De uma forma bem especial ela vai estar lá na festa, onde será feita sua entrada solene na celebração”.
As fichas para o churrasco de gado e suíno, com espetos de 2,5 quilos, podem ser adquiridas com as lideranças do Conselho e também na Secretaria da Paróquia. As pessoas podem almoçar no local ou levar para casa.

Convite

O padre José Tarcizio Hentz, pároco da Igreja São Daniel de Seara, renova o convite para que todos participem da Festa de Santa Ana neste domingo. “Pedimos a colaboração de todos. O lucro do evento não é para o padre, nem para o Conselho, mas, sim, para continuarmos as melhorias de nossa Igreja Matriz, que, aliás, estão sendo muito especiais”.

Prioridade é doação de artigos de Inverno Anterior

Prioridade é doação de artigos de Inverno

A cidade adotada por Seara agradece o auxílio recebido Próximo

A cidade adotada por Seara agradece o auxílio recebido

Deixe seu comentário

Geral