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Itá está entre os melhores destinos

  • - Veroni Dallelaste (D) enalteceu a história do empreendimento

Anúncio oficial aconteceu em evento realizado na última terça-feira.

A história “A cachaça de Itá” foi selecionada na categoria “Cultura e Tradição” no concurso Top 100 Stories da Green Destinations. A cerimônia de premiação ocorreu na última terça-feira, em formato virtual.
O turismo auxiliou na preservação desse saber tradicional, tornando a Cachaçaria um dos atrativos turísticos do município e valorizando a história de quase 100 anos relacionada à produção da bebida pela família. Os destinos vencedores no Top 100 Stories não apenas ganharão visibilidade internacional, mas também se tornarão elegíveis para o cobiçado Green Destinations Stories Awards, cuja premiação ocorrerá na ITB Berlin, na Alemanha, a maior feira de turismo do mundo, que acontecerá em 2025. No Oeste catarinense, além de Itá, Treze Tílias também foi premiada. Arabutã concorria com a histópria do Kerb no município, mas não obteve classificação.
A historiadora Analice Barufke cita que a ideia surgiu após dois anos de pesquisa sobre a história da produção de cachaça em geral no município de Itá. “Nós optamos pela família Simon pela tradicionalidade na atividade”. O assessor de Gestão Administrativa da Prefeitura de Itá, Lindomar Pritsch, destaca que “a história da cachaça é importante para Itá de uma forma econômica e também cultural. A premiação não é financeira, mas, sim, o reconhecimento internacional por manter um comércio sustentável”.
A secretária de Turismo, Cultura e Desenvolvimento econômico de Itá, Veroni Dallelaste, explica que “a história da cachaçaria é de sucesso e é um orgulho para nós conseguirmos mais um prêmio. Vamos trabalhar para manter Itá como um destino sustentável”.
Desde os anos 1920, a família Filippini se dedicou à produção de cachaça. Aldérico Filippini foi pioneiro na atividade, tendo seu alambique em Aratiba, às margens do rio Uruguai. Em 1980, quando a filha de Aldérico, Marli Teresinha Filippini, se casou com Paulo Antônio Simon (in memoriam), o empreendimento passou a se chamar Cachaça Itá. Segundo Marli, “nos anos 1990, com a barragem e em função também do turismo, viemos para cá para ter um quiosque e vender cachaça. A nossa terra continua em Aratiba, onde plantamos a cana e temos a fábrica. Agradeço a todos, em especial aos meus filhos Davi, Mateus e Rafael pela ajuda de sempre”.
Conforme um dos filhos de Marli, Rafael Antônio Simon, “a cachaçaria hoje é uma referência em Itá. Sempre acompanhamos o crescimento e as inovações na área do turismo. Ganhamos em 2024 o selo verde de sustentabilidade pela segunda vez. Vamos estudar a possibilidade de explorar o turismo rural lá na propriedade onde a fábrica está instalada”. O outro filho, Davi Simon, destaca que “como a cidade é pequena e tem potencial turístico, vimos uma oportunidade de crescimento. Por isso, investimos e abraçamos a causa”.

Opção turística

Localizada no km 131 da SC-155 em Itá, a Cachaçaria foi remodelada em 2022 e hoje conta com um mini tour pelas instalações. As pipas de madeira guardam o produto. O visitante conhece a história da produção, que é 100% orgânica. Há venda de licores de frutas diversas, cachaça e vinhos importados. O destaque é para uma cachaça envelhecida em barril desde 2004. A entrada é gratuita e o horário de atendimento inicia às 8h às segundas, terças, quartas e sextas-feiras. Já no restaurante, inaugurado em 2005, o atendimento é de sexta a quarta-feira, das 17h às 23h. Aos sábados e domingos o empreendimento fica aberto durante todo o dia.


Seis entre os 14 destinos turísticos brasileiros são catarinenses

Dos 14 destinos brasileiros que foram selecionados entre as melhores histórias de boas práticas em turismo responsável no mundo, seis são de Santa Catarina. Para participar, os destinos passaram por uma criteriosa avaliação, que abrange de 15 a 30 indicadores de sustentabilidade, alinhados com as diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). Para garantir sua inclusão, cada destino precisou atingir um mínimo de 60% de conformidade com esses critérios.
Fundada em 2014, a Green Destinations apoia destinos e empresas em todo o mundo a adotarem práticas de turismo mais sustentáveis. Por meio de programas de certificação, relatórios de avaliação e ferramentas de suporte, a organização busca transformar o turismo em uma força propulsora para o desenvolvimento socioambiental. No Brasil, o programa é implementado pelo Instituto DEL, parceiro oficial da Green Destinations, que desempenha um papel fundamental na promoção do turismo responsável e no apoio aos destinos brasileiros na busca por altos padrões de sustentabilidade global.

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