Kit gratuito à disposição
-
- Famílias de baixa renda recebem o kit gratuitamente
Munícipes cadastrados em benefícios sociais podem receber equipamentos.
Ação que vem sendo realizada em etapas desde o ano passado, a substituição gratuita das antigas parabólicas por antenas digitais está disponível agora para todo o Estado de Santa Catarina. Famílias de menor renda podem fazer o agendamento para receber o kit digital para ter direito ao benefício.
É preciso estar cadastrado em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter a antena tradicional instalada e funcionando em casa. Segundo a Siga Antenado, entidade não governamental sem fins lucrativos criada pela Anatel, responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal dos equipamentos digitais (Banda KU), cerca de 47 mil famílias devem ser beneficiadas ao final do processo nos 295 municípios catarinenses.
Conforme a gerente de Comunicação da Siga Antenado, Paula Aguiar, em Seara são previstas 54 instalações, mas até o momento apenas cerca de 30 pessoas entraram em contato com a entidade. Em Chapecó, maior cidade do Oeste Catarinense, a situação é um pouco pior. “Temos previstos mais de 600 kits e até o momento foram pouco mais de 50 instalados. Não há prazo específico, mas orientamos que se faça o cadastro o quanto antes. Fica aqui o nosso chamamento para as pessoas que têm o direito para que entrem em contato conosco para agendar a instalação. É tudo gratuito. Se alguém vier e cobrar esta instalação, denuncie”.
A substituição dos equipamentos é importante porque em breve o sinal das parabólicas tradicionais será desligado. Os usuários que não fizerem a troca poderão perceber interferências, como chiados, chuviscos e até a perda de acesso aos canais. Isso ocorre porque a tecnologia 5G, que está sendo ativada em todo o país, é transmitida na mesma frequência da parabólica tradicional.
Os interessados devem acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para o número 0800 729 2404, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 16h, com o CPF ou NIS em mãos.
Som e imagem
A gerente de Comunicação da Siga Antenado, Paula Aguiar, salienta que a nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, além de uma programação regional, ou seja, ao invés de assistir um telejornal do Rio de Janeiro ou São Paulo, as pessoas vão assistir as notícias de sua região, tudo de forma gratuita, como sempre foi. São mais de 80 canais disponíveis. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se elas têm direito ao kit gratuito”.
Deixe seu comentário