Conscientização é levada para o ambiente escolar
-
- Cabo Serafim da PM de Seara, ministrou palestra nesta semana na EEB Seara
SAÚDE Iniciativa da 33a Coordenadoria Regional de Educação em parceria com a Polícia Militar de Seara promove palestras com orientações sobre os malefícios dos cigarros eletrônicos.
Os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF), também conhecidos como cigarros eletrônicos, vapers, pods, e-cigarettes, e-ciggies, e-pipes, e-cigars e produtos de tabaco aquecido, passaram por várias gerações desde sua criação em 2003. No Brasil, a comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de DEF são proibidas desde 2009.
Recentemente, a Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 855/2024 atualizou o regulamento mantendo a proibição já existente. A decisão foi tomada após uma extensa avaliação dos riscos e impactos à saúde pública. Além de reiterar a proibição da comercialização, importação, armazenamento, transporte e propaganda, a resolução também reforça a proibição do uso em locais coletivos fechados, tanto públicos quanto privados.
Esses aparelhos viraram febre na sociedade atual e tem sido consumido por pessoas de várias idades, mais especialmente entre os jovens, apesar dos alertas de que são altamente prejudiciais à saúde. Câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, como infarto, morte súbita e hipertensão arterial, estão entre os principais riscos associados ao uso dos cigarros eletrônicos. Além disso, existe a possibilidade de contrair uma condição pulmonar conhecida como Evali, que é a sigla em inglês para lesão pulmonar.
Uma ação conjunta entre o Núcleo de Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (NEPRE) da 33ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Seara, em parceria com a Polícia Militar, através do Capitão Geraldo Martins, está sendo desenvolvida com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre os riscos e consequências do uso dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar. São palestras nas escolas pertencentes à rede estadual de ensino nos oito municípios da Regional - Seara, Itá, Paial, Xavantina Arvoredo, Arabutã, Ipumirim e Lindóia do Sul que estão acontecendo desde o dia 22 de agosto. O público-alvo são os estudantes do 6º ao 9º ano, na faixa etária dos 11 a 14 anos, e Ensino Médio, de 15 a 18 anos, incluindo os alunos do CEJA, gestores e professores. Conforme informações repassadas pela supervisora regional da 33ª CRE, Sandra Anater, na região do Vale o Sargento Godoi ministra as palestras e nos demais municípios o Cabo Serafim, parceiros do PROERD.
Sobre a escolha do assunto, a supervisora justifica que “por ser uma questão social e pelo aumento do uso entre jovens, observamos a importância de desenvolver ações educativas e preventivas, com o objetivo de conscientizar sobre os malefícios que o uso do cigarro eletrônico traz para a saúde, promovendo um ambiente escolar mais seguro e saudável”.
Conscientização
O propósito da iniciativa, de acordo com Sandra Anater, é prevenir e dialogar sobre o uso do cigarro eletrônico entre jovens através de campanhas e ações educativas, além de promover a saúde e o bem-estar dos estudantes a fim de combater o uso de drogas lícitas e ilícitas”. Acrescenta ainda que as palestras servirão para “elaborar um fluxo sobre os procedimentos e encaminhamentos padrão a serem adotados, caso ocorram fatos relacionados ao uso e porte indevido dentro das unidades escolares da nossa Coordenadoria Regional”. O cronograma segue com estimativa de encerramento no mês de setembro.
Deixe seu comentário