Mais de três mil estrangeiros em Seara
-
- CAI em Seara está localizado na antiga sala do INSS
Venezuelanos são a grande maioria dos searaenses vindos de outros países.
Seara atualizou o número de estrangeiros no município. A maioria dos imigrantes vem para atuar na indústria, mas também há trabalhadores em outras áreas.
Muitos estão acompanhados por esposa e filhos. E a grande maioria é originária da Venezuela.
Conforme os dados fornecidos pelo Centro de Atendimento ao Imigrante (CAI), Seara tem hoje 3.094 estrangeiros. O número contabiliza apenas os imigrantes que passaram pelo órgão. Hoje, os moradores de outros países representam cerca de 18% dos habitantes locais, já que a população de Seara em 2024 é estimada em 19.241 pessoas, segundo o IBGE.
Do total de imigrantes, chama a atenção o número de venezuelanos. São 2.379 (70%) pessoas vindas daquele país.
Entre o total de estrangeiros há um equilíbrio entre homens e mulheres. São 1.672 pessoas do sexo masculino e 1.422 do sexo feminino. A grande maioria tem entre 18 e 50 anos (2.061). Há ainda 761 imigrantes menores de 18 anos e 272 pessoas com 51 anos ou mais.
Demanda
O grande número de imigrantes gera reflexos em algumas áreas. É o caso do setor habitacional, pela maior demanda de moradias. Já o alto número de crianças tem reflexos especialmente nas áreas de Educação e Saúde. A Saúde também é impactada pela maior presença de pessoas da terceira idade.
Deixe seu comentário