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Obras iniciam na semana que vem

  • - Restauração entre Seara e Arvoredo compreende 27 quilômetros

Revitalização entre Seara e Arvoredo terá investimento de R$ 136 milhões.

A revitalização dos 27 quilômetros da SC-283, entre Seara e o acesso a Arvoredo, próximo à ponte do Irani, vai iniciar efetivamente nos próximos dias. A informação foi confirmada nesta semana à reportagem do Folhasete pela Coordenadoria Regional de Infraestrutura Oeste.

Segundo informações, ainda faltavam licenças ambientas e o aval do Instituto do Meio Ambiente, o que, de acordo com o coordenador da Regional Oeste de Infraestrutura, Gilberto Tomasi, foi resolvido nesta semana. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Jorginho Mello em 5 de abril, em Seara, durante a Efaics. O cronograma prevê um prazo médio de 24 meses e máximo de 36 meses para conclusão.

Tomasi explica que “o IMA assinou a licença ambiental para a supressão da vegetação na quarta-feira da semana passada e, nesta semana, saiu do conselho a autorização definitiva. Assim, a empresa já vai estar se instalando e autorizada a iniciar a obra”. A empresa que vai executar a revitalização é a Compasa - Engenharia e Empreendimentos. Conforme o fiscal da obra, o engenheiro da coordenadoria regional de Infraestrutura Oeste, Juliano Oliveira, “a ideia é iniciar os trabalhos por Seara, tanto é que já estamos fazendo as marcações na subida (saída pra Chapecó) até o Frigolaste. A ideia era iniciar por aí em função da licença que não tinha saído”.

Destaca que “agora, com a liberação do IMA, vamos manter esta frente e iniciar também da subida de Arvoredo em direção a Seara”. Com relação ao parque de máquinas e canteiro de obras vão ser dois pontos: um em linha São Paulo-Seara, próximo à empresa Mattiello Pré-Moldados, em uma área de cinco mil metros quadrados, com a parte administrativa, obra, manutenção e máquinas da empresa. O outro ponto é próximo a Arvoredo, onde serão instalados a usina, o britador e peças de apoio. Será iniciado pelos dois extremos da obra”.

Com relação aos trabalhos, informou que a primeira parte compreende a locação topográfica, seguida da instalação do canteiro de obras e mobilização do maquinário. De acordo com o projeto inicial será feita a restauração da pista, com implantação de acostamento onde não há, execução de terceiras faixas e melhoramento de 1,6 quilômetro na travessia urbana de Seara. Também haverá implantação de novos trevos, serviços amplos de terraplanagem e sinalização. O investimento inicial é de R$ 136 milhões.


Demais trechos

O coordenador da Regional Oeste de Infraestrutura, Gilberto Tomasi, relatou ainda que “de Chapecó a Arvoredo já está concluído e só depende da agenda do governador para inaugurar a obra. Foram revitalizados 12 quilômetros com investimento de quase R$ 50 milhões”. Já entre Concórdia e Arabutã houve alguns problemas técnicos e a revitalização está 50% concluída. O trecho mais atrasado é de Seara a Arabutã, onde houve licitações desertas e no momento seguem os ajustes para ser lançado um novo certame.

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