Pároco José Hentz deixa Seara
-
- Padre José atuou por cinco anos na paróquia local
Os dois novos padres que atuarão no município serão apresentados em fevereiro.
Após cinco anos de ministério na cidade, o pároco da Igreja Matriz São Daniel de Seara, José Tarcizio Hentz, se despedirá do município.
Com o coração apertado, mas abastado de gratidão, padre José compartilhou com a reportagem do Folhasete, nesta semana, sobre a promoção que recebeu e os novos desafios que essa mudança traz dentro da Arquidiocese de Chapecó que será instalada solenemente dia 9 de fevereiro, reunindo as dioceses de Joaçaba, Caçador e Lages. “Seara é minha terra. Aqui me criei e sou muito grato a todos que ajudaram a me criar para a vida, para a missão de padre. No fim do ano vamos deixar as atividades aqui na paróquia, mas ainda não está bem definida a data. A única certeza é que os novos padres que virão para cá assumirão no dia 1o de fevereiro, um sábado, na missa presidida pelo Bispo Dom Odelir José Magri, às 19h, e a minha posse na nova missão será no domingo, 2 de fevereiro, às 19h”.
Os padres que conduzirão os trabalhos na paróquia searaense, conforme o pároco, são Itamar Antônio Belebom que atualmente conduz a paróquia Bom Jesus da Coluna, de Xanxerê, e Cleber Pagliochi da paróquia São Francisco de Chapecó. “A paróquia de Seara pode ficar bem tranquila, porque eles vêm em nome da Diocese e levarão adiante o trabalho da Igreja e da Diocese. Virão somar aos trabalhos das lideranças que aqui vem sendo realizados”.
José Tarcizio Hentz assumirá a função de novo pároco da Paróquia Santo Antônio de Chapecó. “Além disso, seguirei com minha missão de vigário geral na Diocese, função que ocupo desde 2023”. Uma nova caminhada, que traz mais responsabilidades e, consequentemente, um compromisso desafiador. “Sim, me sinto desafiado. Sempre me senti assim com cada nova missão, nova realidade, novos colegas, então é um parto para mim e para a paróquia também, a gente se soltar dos amigos, do trabalho da equipe. A vida tem que ser vivida olhando para frente e sempre estar a serviço com alegria. Lá, vou tentar fazer tudo com minhas características com muito diálogo e escuta”. Acrescenta que “a despedida sempre é difícil, doída. Mesmo que a gente não volte a atuar aqui, o importante é que o povo saiba que estarei na missão, dando o melhor de mim. Peço aos paroquianos que acolham com o mesmo carinho com que me acolheram, os padres Itamar e Cleber”. Pontua que em Seara “tivemos muitas coisas extraordinárias e também grandes desafios como a pandemia com várias vidas perdidas. Este foi um aspecto difícil e depois, toda a retomada”.
Padre José deixa sua marca e leva consigo um pouco de tudo o que aqui vivenciou. “A gente leva muitas marcas de Seara. Aqui é um povo que luta, trabalha, tem muita fé e esperança. Que tem facilidade em trabalhar em equipe, de se articular e começar coisas novas. E é isso que levo de Seara desta vez”.
Em relação aos trabalhos realizados destaca que “se eu olhar para cada comunidade, teve coisas bonitas. Em cada uma delas vivi experiências especiais, e sou grato a isso. O padre é um gestor, então tem que ter cuidado, prudência, mas graças a Deus conseguimos tomar decisões importantes com bastante diálogo, buscando a melhor orientação e preservando o espírito de equipe que é muito bonito e importante”.
Aos searaenses
O pároco José Tarcizio Hentz deixa um recado carinhoso à comunidade de Seara. “Tentem fazer tudo com muita alegria e ânimo. Cada momento é único e é preciso vivê-lo bem. Buscar perceber as coisas boas”. Lembra que na vida há bons e maus momentos. “Sempre teremos rejeições e dificuldades, mas não vamos ficar com isso. Gosto da galinha, porque ela cisca para traz tirando o que é ruim e aproveita só o que é bom, inclusive em relação às pessoas. Temos que nos cercar de pessoas queridas e especiais, e seguir adiante com fé lembrando que a vinha é de Deus. Desejo a todos os paroquianos um bom Natal com muita luz e alegria, na simplicidade, mas com muita presença, calor humano e bem querer com Deus sendo parte de tudo”.
Deixe seu comentário