Telefonia lidera ranking das reclamações
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- Órgão atendeu mais de 1,2 mil queixas em 2023
Setor mais uma vez foi o campeão de queixas dos consumidores em 2023
O Procon Regional de Seara atendeu no ano passado em torno de 1.260 reclamações. Entre as empresas que mais geraram insatisfação dos consumidores, novamente ocupa a primeira posição no ranking o sistema de telefonia.
As queixas são diversas, mas as implicações são especialmente em relação a cobranças indevidas nas faturas. De acordo com informações da responsável pelo órgão em Seara, Andréia Muller, do total das denúncias feitas ao Procon 170 registros envolveram a empresa Oi S/A. Na sequência, vem a operadora Tim, com 90 reclamações em 2023. Os demais registros envolvem instituições de crédito, financiamentos e investimentos. Houve ainda reclamações tradicionais em relação às companhias de abastecimento de água (Casan) e de fornecimento de energia elétrica (Celesc). “Além disso, recebemos todos os dias cerca de 15 a 20 solicitações de informações, onde os consumidores nos relatam seus problemas para receberem orientações”.
Do total de reclamações e denúncias feitas em 2023, a responsável pelo órgão afirma que “obtivemos sucesso na solução de pelo menos 90% dos casos com a mediação do órgão”.
Atendimento
O sistema de registro do Procon Regional de Seara, que abrange também os municípios de Itá, Xavantina, Arvoredo e Paial, foi alterado, conforme a responsável pelo órgão, Andréia Muller. “Agora trabalhamos com o Pró Consumidor, porém os números de atendimentos se equiparam com o sistema anterior, que era o Sindec”. Ela acrescenta que “as mudanças de sistemas têm nos dificultado um pouco. Os ajustes ocorrem com certa frequência e nestes períodos ficamos sem poder trabalhar”.
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