logo RCN

Temporada sem óbitos na Prainha

  • - Ao acessar a Prainha é importante observar as boias de demarcação para banhos

BOMBEIROS Corporação fará a segurança dos banhistas até dia 26 de fevereiro

Verão, sol, calor, férias e momentos de lazer se refrescando nos rios e lagos da região. Combinação perfeita, mas que requer alguns cuidados e prevenção, principalmente para quem vai entrar na água.

Uma boa pedida nesta temporada é aproveitar a Prainha de Itá, que inclusive conta com bombeiros e guarda-vidas diariamente durante a vigência da Operação Veraneio. Conforme o soldado Geovah Guilherme de Moura, do Corpo de Bombeiros Militar de Itá, o local é guarnecido diariamente com ao menos três profissionais, sendo dois guarda-vidas civis e um militar que também opera a embarcação. Ele destaca que durante a Operação Veraneio o trabalho do guarda-vidas na Prainha de Itá inicia às 8h e segue até as 20h todos os dias da semana.

Algumas orientações de segurança também são importantes para quem vai curtir momentos de lazer no local. “Logo ao acessar a prainha é importante observar as boias de demarcação. As boias maiores, que ficam mais afastadas, são para as embarcações não chegarem próximo da margem. Já as boias mais próximas da margem são as que delimitam o local próprio para banho. Conforme a água sobe ou desce vamos ajustando para que a população fique sempre em um local seguro, respeitando as demarcações.”

Segundo Moura, nesta temporada de Verão não foram registrados casos graves na prainha relacionados a afogamentos, mesmo assim os bombeiros estão sempre de prontidão “e auxiliando a população, às vezes fazendo curativos e principalmente as orientações e atuando mais na prevenção”.

O soldado Moura reforça algumas orientações, como ficar sempre dentro da área demarcada; não abusar de bebidas alcoólicas depois entrar na água; ter cuidado ao pular de trapiche e embarcações (se possível evitar); e respeitar as orientações dos bombeiros. Para quem não sabe nadar é fundamental o uso de boias ou colete salva-vidas. “Lembramos que água no umbigo é sinal de perigo”.

Caso a pessoa estiver em local onde não há guarda-vidas e perceber que alguém está se afogando deve-se acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 190. “Não é indicado entrar na água para tentar fazer o salvamento, pois você pode se tornar outra vítima. Uma maneira de ajudar é tentar jogar uma boia ou algo que flutue para a vítima se agarrar”, explica Moura. Ele alerta ainda para a necessidade do uso do protetor solar e da hidratação.

O posto dos bombeiros na Prainha estará ativo com guarda-vidas diariamente até 26 de fevereiro. O soldado Jeová Guilherme de Moura destaca que “depois disso vamos analisar a necessidade, dependendo do movimento na Prainha”. Ele lembra que mesmo durante a Operação Veraneio em alguns dias específicos o posto pode estar desativado. Nessas situações a população pode manter contato com o quartel pelo 193 ou pelo 3452-8674.

Nesta temporada não houve registro de mortes por afogamento na Prainha.


Novo comando

O Corpo de Bombeiros Militar de Itá também tem novo comandante. É o sargento Evandro Ludvig, que iniciou os trabalhos na semana passada. Ludvig era comandante dos bombeiros de Saudades e assume o posto deixado pelo sargento Suzin ,que agora atua na Corporação em Chapecó.

ABERTA EXPO 2024 - Xavantina te espera! Anterior

ABERTA EXPO 2024 - Xavantina te espera!

Sinal de celular segue sem definição para instalação Próximo

Sinal de celular segue sem definição para instalação

Deixe seu comentário

Geral