Uma escola e muitos legados
-
- Ex-prefeito Theodoro Barbieri durante evento na escola na década de 1970
Raimundo Corrêa foi o primeiro educandário de Seara.
Milhares de crianças e adolescentes passaram pelos bancos escolares da EEB Raimundo Corrêa desde 14 de novembro de 1946, quando a Instituição iniciava suas atividades. Lá se vão 78 anos ensinando e construindo o saber na história de incontáveis searaenses.
A EEB Raimundo Corrêa é o educandário mais antigo da cidade. “Já existia como escola isolada desde a década de 1930, com as aulas ministradas ao lado da antiga igreja, no centro da cidade”.
Desta forma, a escola funde-se com o próprio surgimento do município e até hoje exerce papel importantíssimo dentro da comunidade. De acordo com a diretora Sandra Germendorf Ferreira, o nome da escola foi uma homenagem ao juiz e poeta do parnasianismo brasileiro, Raimundo Correia, já que, no mesmo ano da criação do educandário, a Academia Brasileira de Letras estava completando 50 anos e Raimundo Correia foi um de seus fundadores.
A primeira estrutura ficava localizada na antiga igreja da cidade, onde hoje é a Casa Paroquial. Em 1947 o Estado de Santa Catarina comprou o terreno onde a escola está até os dias atuais. “O primeiro edifício do Grupo Escolar Raimundo Corrêa, por sua vez, foi inaugurado no ano de 1952, e contou com a presença do então governador Irineu Bornhausen”, comenta a diretora. Na época, o cerimonial de inauguração movimentou a pacata vila, com direito à hasteamento da bandeira, poesias, bênçãos religiosas e churrascada comemorativa, conforme consta no convite para o evento, cuidadosamente arquivado nas memórias da Instituição.
Sandra Ferreira destaca que “desde a fundação enfrentamos desafios, superamos barreiras e crescemos como uma grande família. Por isso, queremos compartilhar essa data tão especial com alunos, ex-alunos, professores, funcionários, pais e amigos que fizeram parte dessa jornada”. Para que a celebração esteja à altura da grandiosidade da EEB Raimundo Corrêa, desde o mês de abril a comunidade escolar está planejando uma maneira de relembrar e recontar essa bela história, construída por tantas pessoas.
Inúmeras lideranças importantes de Seara e região também já passaram pelos bancos escolares da Raimundo Corrêa. Hoje o educandário tem turmas de Ensino Fundamental I e II, além do ensino médio, na faixa etária dos seis até 18 anos, somando 670 alunos e 58 professores.
Homenagens e jantar
A diretora da EEB Raimundo Corrêa, Sandra Ferreira, juntamente com a comunidade escolar convida a sociedade searaense para no próximo dia 23 de novembro, no CTG Seara e Pampa, participar de uma programação especial alusiva ao aniversário do educandário. “A partir das 18h30 faremos homenagens e, em seguida, será servido um jantar com cardápio especial”. Os ingressos estão sendo comercializados na escola e através dos colaboradores a R$ 55 para pessoas acima de 10 anos. “Convidamos a comunidade para relembrar bons momentos e reencontrar pessoas que fizeram parte da Raimundo Corrêa”.
Deixe seu comentário