logo RCN

Uma grande Feira!

  • - Foram três dias de negócios, shows e muita gastronomia.

Foram três dias de negócios, shows e muita gastronomia.

A VIII Feira do Agricultor e da Pecuária Searaense (Faeps) foi aberta para visitação na sexta-feira. Os destaques do primeiro dia de evento foram um jantar por adesão, a inauguração do Galpão de Remates e o show com o cantor João Luiz Corrêa.
No sábado, 5 de abril, a Faeps 2025 teve almoço à base de carne de cordeiro, concurso de gado leiteiro e show nacional com Antony e Gabriel. Na exposição, de tudo um pouco e muitas oportunidades para conhecer, se divertir e também fazer bons negócios. O tempo colaborou e o CTG Seara e Pampa ficou bastante movimentado.
O casal Pedrinho Parizotto e Terezinha Jacinta, do bairro São Daniel, gostou do que viu. Eles contaram que a cada edição da Feira fazem questão de prestigiar.
Dona Romana Mariani, da Associação do Artesanato Searaense, também avaliou positivamente a programação. Ela disse que a Faeps é sempre uma boa opção para mostrar o trabalho da entidade. “Vale muito a pena!”, afirmou.
Produtores de leite há 28 anos, Alexandro Vani e Karen Battisti, de linha Vani, levaram à exposição cinco belos exemplares de sua produção de novilhas e também participaram do concurso. Para Alexandro, participar da programação é uma forma de prestigiar a iniciativa do município. “Com um pouco de cada um a gente faz uma boa Feira”. Karine acrescenta que marcar presença é importante também “para mostrar que aqui a gente tem qualidade e que investimos em genética. A gente vem para fortalecer o agro e mostrar nosso trabalho que é de qualidade. É uma dedicação de domingo a domingo”, salienta.

O empresário searaense Maicon Ebertz, proprietário da Agro Top Comércio e Representações Ltda., expôs as novidades do empreendimento na Faeps, em parceria comercial com a AC Aves do Paraná. Dentre os destaques à mostra, os desintegradores de carcaça animal. “Uma opção ecologicamente correta para resolver um grande problema que os produtores enfrentam aqui na nossa região”, afirma. Esta foi a segunda vez que o empresário participou da programação. 

Concurso Bovinocultura de Leite 

Categoria Jersey
Bezerra: Granja Mariani, Diego Biondo e Família Bordignon
Novilha: Família Bordignon, Diego Biondo e Rovane Rove e Cristian Busatta
Novilhas Prenhe: Moacyr A. Tedesco, Leocir Biondo e Família Gandolfi
Categoria Holandesa:
Bezerra: Família Zanluchi, Granja Berno e Família Morche
Novilha: Família Zanluchi, Rovane Rove e Cristian Busatta e Granja Presotto
Novilhas Prenhe: Lauri Vani (Granja Lear), Granja Berno e Lauri Vani (Granja Lear)
Primeiras Colocadas Jersey
Bezerra Jersey: Granja Presotto
Novilha Jersey: Gilson Bordignon
Novilha Prenhe Jersey: Moacyr A. Tedesco
Primeiras Colocadas Holandesa
Bezerra Holandesa: Família Zanluchi
Novilha Holandesa: Família Zanluchi
Novilha Prenhe Holandesa: Lauri Vani (Granja Lear)
Melhores Novilhas Faeps 2025
Novilha Prenhe Jersey: Moacyr A. Tedesco
Novilha Prenhe Holandesa: Lauri Vani (Granja Lear)
Suprema Campeã Faeps 2025
Novilha Jersey Prenhe: Moacyr A. Tedesco


Domingo dedicado à suinocultura

A XIII Festa Catarinense da Suinocultura e a VIII Faeps foram concluídas no domingo, dia 6, em grande estilo e com milhares de pessoas lotando as dependências do CTG Seara e Pampa. O destaque do último dia da festa ficou por conta do Concurso Gastronômico, que premiou os cinco melhores pratos da carne suína preparados pelas equipes que assaram a carne nas churrasqueiras, num trabalho que iniciou por volta das 6h.
A partir das 10h foram servidas, de forma gratuita e em bandejinhas com pão e farofa, mais de quatro mil quilos de carne suína assada para o público presente. Ao meiodia iniciou o Concurso Gastronômico, com os jurados degustando os pratos e avaliando os quesitos sabor, cozimento e apresentação. A equipe campeã foi o Seara Grêmio, com nota de 9,450. O segundo lugar ficou com a equipe Toffoli e Cia, com nota 9,406. Em terceiro, a Extintos Moto Clube, com nota 9,398. Na quarta colocação ficou o Escritório Seara/Nova Contabilidade, que obteve a nota 9,328. E em quinto lugar a Associação Cantinho dos Amigos, com nota 9,300.
Como de costume na Faeps, o ato oficial reservou uma homenagem aos produtores pioneiros do município de Seara em 71 anos de história. Foram homenageados com uma placa Aurélio Paravize (Suinocultura); Ari dos Santos (Bovinocultura de Corte); Nelci e Moacyr Tedesco (Bovinocultura de Leite); e Jarbas Luiz Schuck (Ovinocultura). O domingo também marcou o lançamento do programa Seara Semeia.
O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio de Lorenzi, esteve presente e enfatizou a força e a importância da suinocultura na economia catarinense e do país. “Todos que se envolveram nesta grande festa estão de parabéns. Valorizamos a versatilidade da carne suína, em que se pode preparar diversos pratos e com um sabor diferenciado”. Losivanio enfatizou que “estamos em um tempo bom para a suinocultura, com um mercado promissor para o produtor e também para a indústria”.
Para o público que esteve presente no último dia de Faeps, a festa agradou. Lírio Lorscheitter, de linha Ponte Preta, interior de Paial, trabalha com suínos, aves e lavoura. “A Feira foi bem organizada e com novidades que podem ser implementadas na propriedade”, destacou.

A festa do domingo foi completada com o show de encerramento da Feira com a dupla Marcos Paulo & Marcelo. Marcos Paulo é filho do cantor Milionário e Marcelo foi apadrinhado na música pelo cantor José Rico. Emocionado, Marcos Paulo ressaltou que “contar a história do meu pai através da música é sempre uma honra. É um orgulho poder levar o legado Milionário e José Rico pelas estradas do Brasil”, destacou Marcos Paulo em entrevista à Belos FM.


“A maior que Seara já viu”

“Foi uma grande Feira, sem dúvida a maior que Seara já viu. E isso consolida a Faeps como a maior Festa Agropecuária de Santa Catarina”. Essa é a avaliação do prefeito de Seara, Beto Gonçalves, que destacou a grande presença do público, o tempo bom, a quantidade de expositores e a estrutura disponibilizada. “Foi realmente um grande evento para valorizar os nossos produtores que fazem com que Seara seja o quarto município em movimento agropecuário de Santa Catarina”.
A Faeps 2025 foi realizada de 4 a 6 de abril, no CTG Seara e Pampa, com destaque para a exposição de animais, máquinas, equipamentos e serviços. Os shows gratuitos com João Luiz Corrêa, Antony e Gabriel e Marcos Paulo e Marcelo também marcaram a programação. “Quero agradecer ao público que compareceu em massa, foi recorde. Estima-se que aproximadamente 20 mil pessoas passaram pelo parque nos três dias de feira”, salienta o prefeito.
O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) e secretário de Agricultura, Renato Tumelero corrobora com a avaliação positiva. “Concluímos a Festa Catarinense da Suinocultura e a Festa do Agricultor e da Pecuária Searaense com êxito, pois os comentários e o retorno que recebemos da população foram, sem dúvida, favoráveis à programação que foi proposta. Com relação aos expositores, todos saíram contentes, com negócios feitos e prospectados”.
De acordo com Renato Tumelero, a parte gastronômica foi mais um ponto alto do evento. “Tanto a carne de cordeiro com o almoço no sábado quanto o jantar realizado na sexta à noite. Também um destaque à Praça da Alimentação, que foi exclusiva com agricultores familiares de Seara. E o grande acontecimento, que foi aprovado, a nova proposta de oferecer a carne suína no domingo fora das churrasqueiras para aquelas pessoas que tinham dificuldade de chegar próximo”.
O presidente da CCO pontua também a disponibilidade de acesso à Internet, as cadeiras em frente ao palco para crianças, idosos e pessoas com deficiência, os serviços de limpeza e as equipes de segurança como aspectos positivos da Feira. No que se refere a pontos a melhorar, destaca a questão de estacionamento e sanitários. Renato Tumelero agradece a todos os envolvidos. “A Festa só foi possível pela contribuição e colaboração da Prefeitura de Seara em todos os seus setores e dos Núcleos e Associações que participaram ativamente. Foram mais de 200 pessoas envolvidas diretamente. Os expositores e patrocinadores acreditaram no evento, além do CTG Seara e Pampa, nosso grande parceiro de todos os anos. Também as comunidades do interior que emprestaram espetos e mesas e todos que auxiliaram nesse grande evento”.
O presidente da Associação dos Bovinocultores de Leite e Corte de Seara, Eduardo Sandrin, afirmou que a edição deste ano superou todos os números. “Na questão de animais, conseguimos colocar o dobro de bovinos de leite e aumentar a quantidade de expositores”. Sandrin também destaca o estande da Associação, que distribuiu uma quantia significativa de queijo e achocolatados. Segundo o presidente do Núcleo Municipal dos Criadores de Suínos, Moacyr Tedesco, foi um dos maiores eventos já realizados. “Somos um Núcleo unido e muito organizado. É um trabalho que vem dando frutos e a Festa da Suinocultura é um deles”.
A Comissão Central Organizadora da Faeps não realizou o levantamento das vendas junto aos expositores, mas acredita que os negócios durante a Feira superaram o montante das edições anteriores.

Para o presidente do Núcleo de Criadores de Ovinos, Mauro Gris, a avaliação também é positiva. “Além da mostra, tivemos também a comercialização de alguns ovinos. Nossa principal atração foi o almoço à base de carne de cordeiro no sábado, onde 500 fichas foram vendidas. Só ouvimos elogios”. E o presidente da Associação de Criadores de Bovinos de Corte de Seara e Região, Jair Toniello destacou que “todos que participaram da mostra de gado de corte, bem como os expositores de animais de genética, que são cabanhas renomadas, nos parabenizaram pela qualidade da Feira. Para nós isso é muito satisfatório. Fechamos essa Faeps com chave de ouro”.

Entidade tem  novo comandante Anterior

Entidade tem novo comandante

Imposto pode beneficiar as entidades assistenciais Próximo

Imposto pode beneficiar as entidades assistenciais

Deixe seu comentário

Geral