Revisão do Plano Diretor está em andamento
-
- Projeto é discutido com todos os setores da sociedade
Nova Audiência Pública será realizada na próxima terça-feira.
A revisão do Plano Diretor de Itá encerra a segunda etapa nesta terça-feira, dia 18, com a realização de mais uma Audiência Pública. O evento acontece no Auditório do Itá Thermas Resort e Spa, a partir das 18h30.
O encontro marca o encerramento da segunda fase do processo, que envolve a apresentação do diagnóstico técnico elaborado pela Fepese e os dados coletadas em oficinas realizadas na cidade e nas comunidades rurais. Durante o evento também serão atualizadas questões da primeira etapa, que tratou, entre outras situações, do diagnóstico socioambiental do município. De acordo com a engenheira Marta Bender Sartoretto, coordenadora do processo de revisão, a participação da população é essencial para garantir que o novo plano represente as necessidades e expectativas da comunidade. “É fundamental que a população participe de todas as etapas”, destacou.
Com o encerramento da Etapa 2, será iniciada a fase de elaboração das propostas, que contará novamente com oficinas, reuniões e visitas às comunidades. Uma das principais dúvidas dos moradores é sobre a possibilidade de expansão da área urbana. No entanto, segundo Marta, essa definição só será possível ao final da revisão, quando será realizada uma nova Audiência Pública para apresentação da versão final do plano. Além das sugestões da comunidade, serão consideradas as questões técnicas e legais que envolvem o desenvolvimento urbano do município. A coordenadora também chama atenção para a importância de se pensar na redução de riscos e na prevenção de desastres, considerando que as catástrofes climáticas têm se tornado cada vez mais frequentes.
Outra grande preocupação em Itá é com o desenvolvimento do turismo sustentável.
Aprovação
Após a conclusão do processo de revisão do Plano Diretor de Itá, toda a documentação será encaminhada para análise e aprovação da Câmara de Vereadores. “Precisamos pensar num documento que privilegie o desenvolvimento sustentável”, avaliou a engenheira Marta Bender Sartoretto.
Deixe seu comentário