logo RCN

XAVANTINA - 60 anos de desenvolvimento

  • - Registro fotográfico da cidade do ano de 1994

Município que pertencia à Seara foi emancipado em 13 de dezembro de 1963

Xavantina completou ontem, dia 2 de fevereiro, 60 anos de emancipação político-administrativa. A cidade que antes fora um distrito de Seara foi elevada à categoria de município pela Lei Estadual número 945, de 13 de dezembro de 1963.

Mas a história dos xavantinenses começou por volta de 1920 com a chegada dos primeiros imigrantes de origem ítalo-brasileiro vindos do Rio Grande do Sul, se estabelecendo sobre o traçado original dos lotes da colônia Rio Branco. De acordo com registros, as primeiras famílias que se estabeleceram na localidade foram os Broetto, Balbinot, Criveletto, Zanandréa e Lecardelli.

Dentre os principais fatores do povoamento pode-se destacar a construção da ferrovia que liga São Paulo ao Rio Grande do Sul, a grande quantidade de madeira existente, como o pinheiro brasileiro, e a boa qualidade do solo para a prática da agricultura. Há duas versões da origem do topônimo Xavantina. Uma delas diz que é o nome dado às indiazinhas pertencentes às tribos de índios Xavantes. A outra fala em uma homenagem a um colonizador, Sr. Possan, proprietário do primeiro automóvel, que possuía terras em Nova Xavantina, cidade do Mato Grosso.
O fato é que Xavantina cresceu e hoje, com pouco mais de 3,6 mil habitantes, tem prosperado ano após ano. O município, essencialmente agrícola, também conta com a força do comércio e da indústria para crescer e se desenvolver. Atualmente, conforme informações do último Censo Demográfico, a média salarial dos xavantinenses é de 2,5 salários mínimos. A taxa de escolarização entre os seis até 14 anos é superior a 99%. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total é de 14,23%.

Segundo o Censo Demográfico de 2022, Xavantina tem 3.653 habitantes. A população masculina é maioria - 51,7% dos moradores. Há 55 xavantinenses com 90 anos ou mais. Nesta faixa etária há mais mulheres do que homens. Há 37 pessoas do sexo feminino e 18 do sexo masculino com mais de nove décadas de vida. Conforme o Censo, não há xavantinense hoje com 100 anos ou mais.


Destaque

Para o prefeito Luciano Altenhofen, Xavantina está em constante evolução. “Cada prefeito que passou deixou sua contribuição e um legado. No passado houve dificuldades, assim como hoje também temos. São muitos desafios para o poder público, mas Xavantina vive um bom momento. Embora sejamos um município pequeno, nosso agro é muito forte e a indústria e o comércio são destaque na região”. O prefeito destaca ainda que todos os setores da Administração Municipal são priorizados com bons investimentos. “Hoje o município vive em boa harmonia e isso é muito importante”.

Preço do material  escolar oscila Anterior

Preço do material escolar oscila

ABERTA EXPO 2024 - Xavantina te espera! Próximo

ABERTA EXPO 2024 - Xavantina te espera!

Deixe seu comentário

Geral