logo RCN

Atividades pautadas em ações sociais e voluntárias há 40 anos

  • - No que eu puder ajudar, estou sempre disposta, assim como as demais voluntárias

O voluntariado é uma força motriz poderosa que impulsiona mudanças positivas em todo o mundo.

É um ato de doação de tempo, habilidades e recursos sem esperar nada em troca, exceto a satisfação de ajudar os outros. Assim, baseado nesses preceitos, o Clube de Mães Luzes do Lar, de Canhada Grande-Arabutã, desenvolve suas atividades há mais de 40 anos.

São cerca de 25 mulheres envolvidas, de várias faixas etárias. Muitas delas estão no grupo desde sua fundação, como é caso da secretária da entidade, Lori Muller Bisollo. Em entrevista ao Folhasete, ela relatou que as mulheres se encontram mensalmente no Clube SER 3 de Maio ou na casa de uma das voluntárias. “Nos encontramos para trocar ideias, experiências, fazer artesanato e trocar conhecimento, pois cada uma sempre tem algo a ensinar para outra”. Além disso, elas participam de cursos e palestras através do Senar e da Secretaria de Assistência Social de Arabutã.

Os produtos artesanais são comercializados em festas. Os recursos arrecadados são revertidos à comunidade em que estão inseridas e utilizados em viagens culturais e de conhecimento. O grupo de mães também participa dos projetos do fundo social das cooperativas de crédito. “No último ano pudemos comprar um fogão industrial e 40 espetos em aço inox para colaborar com o Clube, porque nos integramos à comunidade que ajudamos a formar”.

Além das atividades em grupo, as mães estão sempre dispostas a ajudar em casos de saúde, necessidades ou catástrofes. Dona Lori lembra a primeira ação social desenvolvida pela entidade. “Em 1983, quando ocorreu a grande enchente em Blumenau e aqui também, levamos uma tonelada de roupas, alimentos e utensílios até Concórdia para ser encaminhada àquela cidade”. Ao longo desses anos, várias foram os momentos em que as mães demonstraram união e força para auxiliar o próximo. “Eu me sinto muito útil, tanto na família quanto dentro da comunidade. No que eu puder ajudar, estou sempre disposta, assim como as demais voluntárias”, comenta Lori, que também agradece a parceria da presidente Valmi Wilske e da tesoureira Carli Ebeling.

Fenômeno dá as caras logo no início da Primavera Anterior

Fenômeno dá as caras logo no início da Primavera

Município pode fechar 2023 com déficit Próximo

Município pode fechar 2023 com déficit

Deixe seu comentário

Geral