logo RCN

Domingo de mobilização nas urnas

  • - Eleitores devem levar um documento oficial com foto para votar neste domingo

VOTO Mais de cinco mil municípios brasileiros elegem os novos conselheiros tutelares neste dia 1° de outubro. Cidadãos em dia com a Justiça Eleitoral estão aptos a votar

Neste domingo, 1º de outubro, todos os cidadãos em dia com a Justiça Eleitoral têm um compromisso importante. Das 8h às 17h acontece em todo o país, a eleição dos membros do Conselho Tutelar, instituição responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Em Seara a votação será na Escola de Educação Básica Seara, no bairro Industrial. Os eleitores devem se dirigir ao local com um documento com foto, assim como acontece nas eleições gerais e municipais. Estão aptas a votar as pessoas que transferiram ou fizeram o título eleitoral até dia 3 de julho de 2023. Na dúvida, é possível conferir a situação eleitoral no site do TRE-SC.

Conforme o presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), Julcimar Mattiello, a eleição é de suma importância. “O Conselho Tutelar é um órgão que tem a função de proteger nossas crianças e adolescentes e dar as condições para que tenham uma vida digna, como o direito à saúde, segurança, lazer, educação, liberdade, cultura, um bom ambiente familiar e na comunidade onde vivem. Por essas razões gostaria de reforçar o convite para que todos venham votar”.

Sete urnas eletrônicas estarão divididas em salas, por ordem alfabética. O eleitor deverá digitar os três números do candidato escolhido e confirmar. Em caso de dúvidas, haverá cartazes na porta das salas informando o número de cada postulante. A Comissão Eleitoral estará presente durante a eleição e também na apuração. “Acreditamos que a apuração será rápida”. A expectativa é divulgar o resultado até às 18h.

O pleito do Conselho Tutelar não é de responsabilidade da Justiça Eleitoral. Cabe à Comissão Eleitoral do CMDCA coordenar todo o processo. De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral de Seara, Claudia Andreatta, o órgão está auxiliando no apoio com urnas e treinamento de mesários e de técnicos de urna. “E atender a comissão no que for necessário, orientar para um melhor fluxo no dia da eleição”. Ela explica que os candidatos e os eleitores devem seguir as mesmas regras de uma eleição normal. “O Ministério Público vai fiscalizar o processo”. Quanto à apuração, em Seara e Itá haverá urna eletrônica. “Será muito rápido, basta a soma dos boletins de urnas. Em Arvoredo e Xavantina, a apuração das urnas de lona fica à cargo das comissões eleitorais do Conselho Municipal de cada município”.

A campanha dos candidatos, seja ela presencial, virtual ou com divulgação em mídia impressa, pode ser feita até à meia noite deste sábado.


Números

Os sete candidatos ao Conselho Tutelar de Seara são Aline Vanessa da Costa (número 555), Andriele Loesch Rezena (757), Cristina Aparecida Presoto (789), Ivanete Oliveira (456), Jorge Wilson Simon (123), Pablo Bernardo Canale (565) e Rosane Bernardete Silvestri (444). Os cinco conselheiros eleitos assumem em 10 de janeiro de 2024 e permanecem nos cargos por quatro anos. Os demais serão suplentes.

Destaque no turismo Anterior

Destaque no turismo

Bancada opinará sobre obras Próximo

Bancada opinará sobre obras

Deixe seu comentário

Geral