logo RCN

Leitura, a fonte da criatividade

  • - Estudantes mostram orgulhosos os resultados do projeto

Alunos do 5o ano da EEBN Rosina Nardi utilizam caixas de pizzas para contar histórias

A leitura desempenha papel fundamental na vida de todas as pessoas. Contribui para o desenvolvimento pessoal, para a expansão de conhecimento, para a comunicação e vocabulário é um estímulo à criatividade e até mesmo uma forma de entretenimento.

E quando essas habilidades são estimuladas desde cedo, os resultados são ainda mais significativos. Pensando nisso, a professora Rita Cansan, da EEBN Rosina Nardi, desenvolveu um projeto literário com os 15 alunos do 5º ano 2. A proposta era utilizar uma caixa de pizza para contar a história de um livro. Os estudantes escolheram um exemplar e fizeram a leitura. Após, interpretaram o conto através de desenhos, pintura e escrita. A “Pizza Literária” foi um sucesso, segundo a professora. “Eles gostaram e me surpreenderam bastante”.

Cada fatia da pizza é um pedaço da história. Na tampa da caixa há a ilustração da capa do livro desenhada pelos alunos. A criatividade tomou conta da garotada, que utilizou tinta guache, canetinha, glitter, cola colorida, lápis e, principalmente, a imaginação. Após a conclusão, os jovens estudantes apresentaram os trabalhos para os colegas e outras turmas do educandário. “Eles entenderam que é legal falar de algo que a gente conhece, se preparou e estudou. Até mesmo os mais tímidos interagiram”.

O projeto, além da leitura e da criatividade, estimulou a oralidade das crianças. Tudo isso ficou evidente durante a visita da reportagem do Folhasete à escola. Todos queriam apresentar suas “Pizzas Literárias” e contar um pouco da história. Os olhinhos brilharam, a timidez ficou de lado e a vontade de mostrar o resultado do próprio esforço falou mais alto. Ana Clara Garghetti Lopes, de 10 anos, leu a obra “Dia de Pinguim”. Após a apresentação do trabalho, destacou que “a lição que descobri com essa história é que sempre tenho que acreditar nos meus sonhos”.


Resultados

A professora Rita Cansan avaliou positivamente o resultado. “Eu, como professora, fiquei muito feliz, porque despertar essa vontade neles a se interessar pela leitura é um desafio. Está dando certo. Agora é pensar nos próximos projetos”, finalizou.

Eventos vão movimentar economia Anterior

Eventos vão movimentar economia

Jovem artista encanta com sua voz e o violão Próximo

Jovem artista encanta com sua voz e o violão

Deixe seu comentário

Geral