logo RCN

Tudo pronto para o pleito deste domingo

  • - Juiz Pedro Antônio Panerai e chefe de Cartório, Cláudia Andreatta

JUSTIÇA ELEITORAL Todos os resultados devem, ser conhecidos até as 20h deste domingo.

A Justiça Eleitoral de Seara trabalhou intensamente nos últimos meses para o momento importante que se aproxima. Neste domingo, dia 6, milhares de eleitores de toda a região vão às urnas para escolher os próximos prefeitos e vereadores.

 
Nesta semana a reportagem do Folhasete ouviu os representantes do Ministério Público e da Justiça Eleitoral para avaliar todo o processo e a as últimas orientações a candidatos e eleitores. A chefe do Cartório Eleitoral de Seara, Claudia Andreatta, ressalta que a preparação para a eleição iniciou há cerca de um ano com o planejamento em relação às seções, mesários e reuniões com os partidos. “E nesta eleição teremos urnas eletrônicas modelo 2020. São urnas novas e rápidas”.

 
As urnas já foram configuradas com as mídias dos candidatos de cada município e um teste foi realizado nesta quinta-feira, 3. Neste sábado, dia 5, haverá a distribuição das urnas e cabines para os locais de votação. “No domingo as seções eleitorais abrem para receber os votos às 8h, sendo que os mesários devem chegar às 7h. É necessário que o eleitor tenha consigo um documento de identificação com foto. Ele pode utilizar o E-título para localizar sua seção”.

 
Primeiro o eleitor vota pera vereador e depois para prefeito. A votação segue até as 17h. “Entendemos que será uma votação rápida. São apenas dois votos e poucos toques na urna”, prevê Claudia. A totalização dos votos já inicia assim que a votação terminar, com todas as urnas sendo encaminhadas ao Cartório. “À medida que as urnas chegam a gente faz a conferência e encaminha os dados das mídias para o TRE/SC. Nós acreditamos que até as 19h30 cheguem todas as urnas no Cartório de Seara e no máximo até as 20h teremos apuradas todas as seções da Zona Eleitoral de Seara”. O Cartório de Seara abrange ainda os municípios de Itá, Xavantina e Arvoredo. São 90 seções no total.

 
O promotor eleitoral da Comarca, Rafael Baltazar, lembra que “no dia da eleição não poderá haver o uso de alto falante e amplificadores por conta de candidatos e partidos políticos, realização de comícios, carreatas e propaganda de boca de urna. Também é vedada a divulgação de propaganda ou transporte de eleitores por conta de partidos políticos. “É permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor, que poderá no dia da eleição usar broches e adesivos na camiseta”. O promotor lembra também que no sábado, véspera da eleição, ainda é permitida carreata, uso de carros de som com jingles e mensagens dos candidatos, além da distribuição de material gráfico, até as 22h.

 
Na avaliação do juiz eleitoral de Seara, Pedro Antônio Panerai “o processo eleitoral transcorreu dentro da normalidade até aqui. “Não houve grandes problemas. O maior volume de demandas foi quanto aos registros de candidaturas”. O magistrado ressalta que também houve denúncias envolvendo propaganda supostamente irregular ou propaganda eleitoral antecipada, além de representações a respeito de publicações irregulares em redes sociais. “É importante destacar que a atuação da Justiça na nossa Zona Eleitoral seguiu orientações dos tribunais superiores e foi baseada na mínima intervenção para manter o debate entre os candidatos, atuando somente quando necessário”.

 
O magistrado Panerai também ressaltou a atenção especial da Justiça Eleitoral neste fim de semana. “Estamos alinhados com o MP Eleitoral e contamos com o apoio das forças de segurança para assegurar a tranquilidade no domingo e combater possíveis práticas ilícitas que possam surgir”.


ATUAÇÃO

O promotor eleitoral Rafael Baltazar reforçou que as condutas irregulares durante o processo eleitoral na Comarca foram exceção. “O Ministério Público espera que este comportamento adequado seja reproduzido também nas eleições do domingo”. Ele destaca que no domingo estará realizando visitas e fiscalizando algumas seções eleitorais nos municípios de Seara, Itá, Xavantina e Arvoredo. “Se eventualmente houver ilícito eleitoral ou conduta irregular no dia da eleição a população poderá entrar em contato com a PM através do 190 para qualquer tipo de denúncia”, finaliza.

Eleitores devem estar atentos às regras Anterior

Eleitores devem estar atentos às regras

ELEIÇÕES - Domingo de votação e  de grande expectativa Próximo

ELEIÇÕES - Domingo de votação e de grande expectativa

Deixe seu comentário

Geral