logo RCN

JULHO AMARELO - Mês de prevenção às hepatites virais

  • - SUS dispõe de vacina contra hepatite

Doença nos estágios mais graves pode levar o paciente a óbito.

O mês é julho e a cor é o amarelo. O foco são as hepatites virais. A campanha Julho Amarelo chama à prevenção.

A escolha da cor está relacionada ao sintoma de icterícia, que pode ocorrer em alguns tipos de hepatite viral, servindo como um símbolo visível para a conscientização sobre essas doenças. Normalmente, durante essa fase de mobilização os órgãos de saúde promovem atividades com o propósito de informar a população, reconhecendo que a educação e a conscientização são fundamentais para avançar na luta pela saúde pública.

A Secretaria da Saúde de Seara, através da Vigilância epidemiológica, reforça a importância da prevenção disponibilizando a testagem gratuita para detecção das hepatites virais nas unidades básicas. Com o diagnóstico precoce, a enfermeira responsável pelo setor, Juliana Foralosso, reforça que aumentam significativamente as chances de recuperação do paciente.

Há vários tipos de hepatites virais, porém os mais comuns são a hepatite B (HBV), que causa uma doença de elevada transmissibilidade e impacto em saúde pública. “Aproximadamente um terço da população mundial atual já se expôs ao HBV e estima-se que 240 milhões de pessoas estejam infectadas cronicamente”. A infecção é responsável por aproximadamente 780 mil óbitos ao ano no mundo. Entre 1999 e 2000 houve 254.389 pessoas diagnosticadas com o HBV. Em Santa Catarina foram confirmados 16.404 portadores do HBV entre 2010 e 2020 e 208 óbitos foram atribuídos à infecção no mesmo período.

A transmissão do agente infeccioso, conforme a enfermeira, pode ocorrer por via parenteral, como compartilhamento de agulhas, seringas, material de manicure e pedicure, lâminas de barbear e depilar, tatuagens, piercing e procedimentos odontológicos ou cirúrgicos que não atendam às normas de biossegurança. A via predominante, no entanto, é o contágio por relações sexuais desprotegidas. “A transmissão vertical (materno-infantil) também é importante e ocasiona uma evolução desfavorável, com maior chance de cronificação”.

O tipo C é uma infecção crônica que ataca o fígado e pode levar a doenças hepáticas severas. “É transmitida principalmente pelo contato com sangue contaminado, mas também pode ser passada de outras formas, embora estas sejam menos comuns, como transfusões de sangue, compartilhamento de agulhas, procedimentos cirúrgicos, relações sexuais e também de mãe para filho durante o parto”.

O tipo A afeta o fígado e geralmente resulta em uma infecção aguda. A transmissão ocorre de forma fecal-oral, ou seja, por água ou alimentos contaminados ou por contato direto com a pessoa infectada, especialmente se não forem seguidas as boas práticas de higiene.

De acordo com Juliana Foralosso, a Secretaria da Saúde de Seara faz um trabalho contínuo de busca ativa aos pacientes de hepatites B e C. O setor oferece vacinação diariamente nas salas de vacina e nos ESF 01, 02, 04 e 05 (bairro Industrial, São João e Centro de Saúde), bem como nos distritos de Nova Teutônia e Caraíba. O atendimento é das 8h às 10h45. Nas quartas-feiras o horário é estendido na sala de vacina do posto do São João até às 19h45.

Com relação ao teste rápido, Juliana explica que a realização é por agendamento. “Para os pacientes portadores de hepatites B e C, a coleta do monitoramento é realizada nas segundas-feiras de manhã e o acompanhamento deve ser a cada seis meses, conforme encaminhamento dos médicos dos postos para consulta com especialista em infectologia”.


Sintomas

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Seara, Juliana Foralosso, de forma geral os pacientes acometidos por hepatites virais sentem fadiga, cansaço excessivo, desconforto ou dores abdominais, náuseas, olhos amarelados, tem falta de apetite e a urina tende a ficar escura. “Muitos pacientes não apresentam sintomas, por isso a importância de realizar os testes para o acompanhamento adequado”, enfatiza Juliana.

SAÚDE MENTAL - Fechamento  de hospitais Anterior

SAÚDE MENTAL - Fechamento de hospitais

Como enfrentar dias frios e cinzentos Próximo

Como enfrentar dias frios e cinzentos

Deixe seu comentário

Geral