logo RCN

Searaenses beneficiados com próteses

  • - Seu Jaime Pilz está ansioso para receber a prótese e voltar a ouvir bem

A audição é um dos sentidos mais complexos do corpo humano. É por meio dela que desenvolvemos as habilidades para a fala e linguagem.

É o sentido da audição que nos permite usufruir de uma melhor interação com as pessoas que estão à nossa volta. É por isso que qualquer tipo de alteração auditiva interfere não somente na comunicação, mas também na forma como nos relacionamos com os outros e com mundo. Ouvir bem é também uma proteção para o indivíduo e, claro, qualidade de vida.
Seu Jaime Pilz, 64 anos, morador do Loteamento Colina, tem problemas de audição desde a infância. Hoje, o comprometimento chega a 70%, com os dois ouvidos afetados. “É complicado”, comenta. Mas na última terça-feira Jaime recebeu a notícia que aguardava ansiosamente. Em breve receberá o aparelho e voltará a ouvir com qualidade, sem precisar se deslocar para outra cidade e nem gastar. Ele é um dos 80 searaenses beneficiados pelo programa Ouça Bem, da Secretaria Municipal da Saúde de Seara. Seu Jaime entrou na fila, fez as consultas necessárias, e agora está com a autorização em mãos.

Outro searaense que comemora o benefício é o aposentado Valdecir Luiz Zandonay, de Caraíba. Sua capacidade auditiva é de apenas 20%. Para entender o que as pessoas falam sem auxílio do aparelho, só elas falando muito alto e ainda com seu Valdecir fazendo leitura labial. O problema vem se arrastando há cerca de 15 anos, mas piorou muito após contrair o vírus da Covid-19. Ouvir bem, para ele, não tem preço. “É questão de qualidade de vida”, afirma.

Assim como os idosos Jaime e Valdecir, outros 78 searaense serão atendidos pelo programa. No total, serão entregues 155 próteses gratuitamente. São cinco aparelhos unilateral e mais 75 bilateral. O investimento é de R$ 200 mil, com recursos do Governo Municipal.

A reunião realizada na terça-feira, no Auditório da Câmara de Vereadores, serviu para entrega das autorizações e também para as primeiras orientações aos pacientes. Já a colocação dos aparelhos será feita em três etapas. A primeira no dia 1º de setembro, a segundo no dia 15 e a última no dia 22, no auditório da Casa Paroquial. Nestes dias também serão repassadas as orientações sobre os cuidados com os equipamentos.

Em suas falas, o prefeito Kiko Canale, o secretário da Saúde, Flávio Zolet, e o presidente do Legislativo, Marco Mariani, reforçaram os benefícios da iniciativa.


Exames

Neste sábado e domingo, durante todo o dia, também serão realizados no município exames e consultas com necessidade de demanda especializada nas áreas de cardiologia, vascular e exames de imagem. Até amanhã a expectativa é que sejam realizados aproximadamente 300 atendimentos para exames de ultrassonografia, doppler venoso e arterial, ecocardiografia, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), holter e consultas em cardiologia. O investimento será de aproximadamente R$ 200 mil. Serão contemplados com os serviços pacientes que estejam na fila do SISREG, órgão que controla e regula a prioridade dos atendimentos.

Campanha com foco nas mulheres Anterior

Campanha com foco nas mulheres

Seara prepara mutirão Próximo

Seara prepara mutirão

Deixe seu comentário

Geral