logo RCN

Temporais causam novos estragos

  • - Deslizamento registrado na SC-283, próximo ao acesso à Nova Estrela

Seara, Itá e Xavantina decretaram Situação de Emergência em função dos prejuízos.

Santa Catarina tem 149 municípios em situação de emergência por causa das chuvas. Entre eles está Seara.
O município decretou emergência na tarde da ultima terça-feira depois de mais uma vez ser atingido por fortes chuvas. Na cidade houve problemas em vários bairros. Uma das situações mais graves ocorreu na rua Catarinense. A água invadiu várias empresas instaladas no local, provocando muita sujeira e deixando prejuízos.

No interior houve diversos deslizamentos. Em linha Sagrado Coração, por exemplo, árvores caíram e atingiram um veículo. O motorista teve ferimentos leves. Já a rodovia SC-283, entre Seara e Concórdia, voltou a ser bloqueada em função de um grande deslizamento de terra. Acessos a comunidades de Seara, como em Rui Barbosa e Água Bonita, também chegaram a ficar interditados.

Os municípios da região também sofreram com as fortes chuvas desta semana. Xavantina decretou Situação de Emergência na última quinta-feira. Os principais problemas foram registrados nas comunidades rurais, especialmente nas estradas.


Problemas

Apenas entre a segunda e a terça-feira foram cerca de 170 milímetros de chuva em Seara. As precipitações chegaram acompanhadas por fortes ventos, que provocaram a falta de energia elétrica em mais de seis mil unidades consumidoras da Regional de Concórdia.


Itá contabiliza os prejuízos

Itá foi um dos municípios mais atingidos pelas chuvas e os ventos registrados entre segunda e terça-feira desta semana. Houve diversos transtornos na cidade e no interior.
O coordenador da Defesa Civil de Itá, Renato Vailon, informou que choveu mais de 150 milímetros em menos de 24 horas. O volume de chuvas em poucas horas, aliado a fortes rajadas de vento, provocou vários estragos no município.

Cinco postes foram danificados, houve queda de árvores de grande porte e deslizamentos de terra. No interior houve deslizamentos na SC-154, sentido Itá a Concórdia, na comunidade de linha Alvorada, e próximo à comunidade de Passo do Uvá, sentido Itá a Seara. Ainda segundo Renato, os ventos deixaram várias residências destelhadas. As creches Cantinho da Pedrita e Tio Ale e a escola Valentim Bernadi também ficaram danificadas. As aulas inclusive foram suspensas. “Tivemos três aviários parcialmente destelhados em linha Fátima e queda de um chiqueiro em Rio Branco”. Não há registros de pessoas feridas e nenhuma família ficou desalojada.

Outra grande preocupação é com o nível do rio de Borboleta Baixa, que bloqueou a passagem pela ponte. “A Usina chegou a verter acima de 15 mil metros cúbicos de água”.


Prejuízos

Os prejuízos públicos no município chegam a R$ 500 mil. Já os registrados no interior superam os R$ 10 milhões, conforme o coordenador da Defesa Civil de Itá, Renato Vailon. Itá decretou Situação de Emergência na última quinta-feira.

Calendário escolar é planejado Anterior

Calendário escolar é planejado

Clássico Gre-Nal é amanhã Próximo

Clássico Gre-Nal é amanhã

Deixe seu comentário

Geral