Destaque searaense no Distrito Federal
-
- Estudante searaense Edailizi Larissa Losh
Estudante Edailizi Losh fala sobre sua experiência no Congresso Nacional.
“Foi uma experiência incrível e de muito aprendizado, tanto com relação ao que aprendemos sobre legislação quanto também sobre a cultura dos demais participantes”. Esta é a avaliação da estudante searaense Edailizi Larissa Losh, do 3º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Seara, representante de Santa Catarina no Senado Federal no programa Jovem Senador.
Entre os dias 5 e 9 de agosto, Edailizi, acompanhada pela professora de Língua Portuguesa Cristiane Zandonai, esteve no Distrito Federal para conhecer e participar da rotina do Congresso Federativo. Em Brasília, a searaense e os outros 26 jovens vencedores do concurso Jovem Senador, representantes de cada estado brasileiro, selecionados pelo desempenho no Concurso de Redação sob a temática “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”, vivenciaram cada detalhe da estrutura e, especialmente, do trabalho e compromissos dos senadores do Brasil.
De volta a Seara, Edailizi conversou com a reportagem Folhasete. A estudante contou que a dimensão do processo legislativo foi o que mais chamou a atenção. “Eu não fazia ideia que era tão complexo”, comenta. Para ela, a avaliação dessa vivência é altamente positiva. “Foi melhor do que eu imaginava. Foi muito legal conviver com pessoas de todo o Brasil por uma semana e aprender com todos”.
Edailizi teve a oportunidade de fazer um pronunciamento na Tribuna do Senado Federal. “Creio que o discurso final tenha sido emocionante para todo mundo, porque foi um compartilhamento de experiências e sentimentos”. De modo geral, garante que “o que mais ganhei com certeza foi o aprendizado, porque vendo de fora é uma situação, mas lá dentro do Senado é completamente diferente”.
A searaense aprova e enaltece à realização do projeto Jovem Senador, que acontece anualmente. “Essa iniciativa é muito válida, tanto para conhecer mais sobre o poder que rege nosso país e incentivar a democracia quanto para interagir com diferentes regiões, culturas e sotaques maravilhosos”. Em Brasília ela conheceu o Senado, os museus, a Praça dos Três Poderes, a Catedral e outros espaços.
Deixe seu comentário