Faeps será a principal atração do aniversário

-
- Município é uma das grandes potências agropecuárias de Santa Catarina
Shows, gastronomia e expectativa de bons negócios entre os dias 4, 5 e 6 de abril.
Um grande evento, “do tamanho de Seara”. Esta é a expectativa do presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) e secretário municipal da Agricultura de Seara, Renato Tumelero, em relação à VIII Faeps 2025 e a XIII Festa Catarinense da Suinocultura que acontecem nos dias 4, 5 e 6 de abril no CTG Seara e Pampa.
Cerca de 100 expositores devem participar do evento. Quase todos os estandes disponíveis estão reservados. Restam poucas unidades, somente na parte interna, segundo o presidente. “Praticamente 90% dos espaços para exposições foram comercializados”.
A programação é bastante diversificada incluindo a mostra de animais, exposição de produtos voltados ao agro, a gastronomia e shows musicais. Esta é a maior festa agropecuária de Santa Catarina e a edição deste ano deve ser ainda maior e melhor que as demais já realizadas. Com exceção do jantar-dançante na sexta-feira, 4, e do almoço à base de cordeiro no sábado, 5, o restante das atrações, incluindo o acesso ao CTG, é totalmente gratuito.
A promoção e realização é da Prefeitura de Seara, em parceria com os Núcleos e Associações do setor agropecuário e faz parte do calendário das comemorações dos 71 anos de emancipação do município. A movimentação começa na sexta-feira, 4, a partir das 8h, com a organização dos estandes e a chegada dos animais. Às 17h será servido um coquetel de confraternização com expositores e promotores do evento. Às 18h o parque estará aberto para o início das visitações. A partir das 18h30 haverá apresentações de artistas locais. Às 20h será inaugurado o Galpão de Remates. Às 20h30 terá jantar por adesão no valor de R$ 50. O cardápio será bife na chapa com acompanhamentos. Logo na sequência o destaque será o show com João Luiz Corrêa. A programação de sexta encerra às 23h.
No sábado, 5, a abertura para visitações começa às 9h. Às 10h haverá apresentações de artistas locais. Ao meio-dia, almoço à base de carne de cordeiro com acompanhamentos no Galpão do Seara e Pampa. Fichas estão à venda por R$ 70. Às 16h acontecerá o julgamento e premiação do gado leiteiro. Às 21h começa o show nacional com Antony & Gabriel e às 23h encerra a programação.
Encerramento
No domingo, dia 6, último dia de evento, às 6h será o acendimento do fogo nas churrasqueiras. Às 8h o parque abre para visitação. Às 9h, mais apresentações de artistas locais. Por volta das 10h inicia o Almoço de Incentivo à Carne Suína servido nas churrasqueiras. Às 11h45 começa a entrega dos pratos e o concurso gastronômico da Festa Catarinense da Suinocultura, no galpão do CTG. Às 14h terá a abertura oficial com pronunciamentos, entrega de premiações, homenagem aos pioneiros e lançamento do programa Seara Semeia. Às 16h, a dupla Marcos Paulo & Marcelo sobe ao palco para o último show. O encerramento da Faeps e da Festa Catarinense da Suinocultura de 2025 acontece às 18h.
Prefeito Beto destaca a força de trabalho
Seara já está festejando os 71 anos de emancipação. A economia do município é sustentada pela indústria, comércio, produções agrícolas e pecuárias.
Mas a força motriz está no campo. Hoje, de acordo com os dados fornecidos pela Secretaria Municipal da Agricultura, são aproximadamente 1.100 mil propriedades produtoras com atividades diversificadas. O plantel suinícola chega a 300 mil animais, enquanto que na avicultura a capacidade de alojamento é de 3,5 milhões de aves. Já a bacia leiteira rende em torno de 40 milhões de litros/ano, com um rebanho aproximado de 28 mil bovinos.
Com relação ao cultivo de milho, são sete mil hectares de lavouras/ano. Houve uma redução dos grãos nos últimos anos em razão do reaproveitamento da planta para nutrição animal com silagem, segundo o secretário municipal da Agricultura, Renato Tumelero. Seara conta ainda com a produção de ovinos e investe na piscicultura.
Atualmente, conforme informações da Sala do Empreendedor, o município tem 2.123 empreendimentos comerciais ativos. São 1.090 estabelecimentos enquadrados como Microempreendedores Individuais (MEI´s), 168 Empresas de Pequeno Porte (EPP´s) e 735 Micro Empresas (ME), além de 130 segmentos de outros portes.
O chefe do Poder Executivo searaense, Beto Gonçalves, afirma que “Seara hoje vive o melhor momento da sua história. Principalmente porque é uma cidade que cresce e se desenvolve dia após dia. Prova disso é que somos o segundo maior movimento agropecuário entre os 119 municípios do Oeste catarinense. Além disso, somos o quarto no movimento agropecuário do Estado”, afirma. “Temos grandes investimentos ocorrendo no nosso interior e também aqui no perímetro urbano, com os nossos empresários. A oferta de emprego é vasta. Somos uma cidade de pequeno porte ainda, mas temos de tudo aqui”.
O prefeito avalia que o município está em “uma condição privilegiada, com muitas opções para a nossa comunidade. E, claro, facilita por estarmos próximos de cidades maiores como Concórdia, Chapecó, Xanxerê”. Com relação aos desafios, salienta que “é preciso preparar o município para o futuro. Temos alguns gargalos no que diz respeito principalmente à questão da mobilidade urbana, que é uma das grandes demandas”. Justificou que a cidade não foi planejada. “Então, hoje a gente encontra dificuldades para essa questão, principalmente porque nosso interior cresceu bastante. Nosso movimento econômico está ligado ao campo. Por isso, temos o desafio também de melhorar o escoamento da nossa produção, especialmente através das pavimentações rurais”.
Beto Gonçalves enalteceu a força de Seara, destacando que o município tem uma identidade própria. “Exportamos alimento para o mundo todo, ou seja, nós ajudamos a alimentar o mundo também. Além disso, temos o maior Museu Entomológico da América Latina e precisamos reforçar isso mais e mais. Queremos e podemos entregar uma cidade ao final do nosso mandato muito melhor, preparada para o crescimento e desenvolvimento, atraindo novas empresas, novos investimentos e incentivando aqueles já existentes. Esse é o nosso grande e quem sabe o principal desafio, preparar Seara para o futuro, para os próximos 20, 30 anos”.
Trabalho
Para o prefeito Beto Gonçalves, uma das grandes virtudes de Seara é a força de trabalho. “A cidade é ativa 24 horas por dia, com um povo acolhedor e sério, que faz a diferença”. Para ele, o papel do governo é ser o grande incentivador do desenvolvimento local”. Acredita que a gestão pública deve facilitar a vida das pessoas com ações como a desburocratização e programas como o Cidade Empreendedora. “O papel da administração pública é fazer uma gestão séria, transparente e gerida por resultados”.
Deixe seu comentário