logo RCN

Iniciativa alia diversão com qualidade de vida

  • - As “loucas” da caminhada: incentivo à saúde e ao bem-estar

Searaenses criam grupo de caminhadas reunindo pessoas de várias idades.

Tudo no mesmo combo: passeios inesquecíveis, muita diversão, mais saúde, amizades que se estreitam e outras que se formam e uma bela coleção de memórias e histórias para contar. Este tem sido o resultado de uma iniciativa que começou a se desenhar em uma conversa informal entre colegas de trabalho, num dia despretensioso, no ano passado.
Mas, de lá para cá, virou um delicioso compromisso. Assim surgiu o grupo “As loucas da caminhada”, de Seara. “Pensávamos em fazer algo juntas, diferente do convencional e que nos desafiasse. Então, tivemos a ideia da caminhada noturna na madrugada do Dia do Trabalhador”, relata Patrícia Provenzi Parizotto, uma das idealizadoras do grupo.
A primeira experiência foi uma caminhada de Seara até Itá. Elas estenderam o convite “aos amigos, amigos dos amigos, e um grupo improvável e super animado nasceu”, afirma. Dezoito pessoas aderiram à ideia, fazendo um trajeto de 24 quilômetros com parada programada em Caraíba e café da manhã na chegada.
Tudo é muito bem planejado, principalmente para garantir a segurança dos participantes. “Utilizamos coletes refletivos, lanternas e contamos com o apoio de familiares e amigos que sempre se dispõem em acompanhar a caminhada com carros de apoio, inclusive para nos buscar na chegada quando o local não é o mesmo de onde saímos”.
Patrícia conta que os horários e trajetos são escolhidos de acordo com a estação do ano. “Na Primavera e Verão são caminhadas noturnas, preferencialmente na lua cheia, e no Outono e Inverno são diurnas, geralmente aos sábados à tarde e pelo interior do município”. Salienta que alguns cuidados são essenciais, como roupas e calçados confortáveis e a imprescindível hidratação. As caminhadas variam de percursos entre 15 até 35 quilômetros. “Sempre com o objetivo de curtir o caminho e a natureza. Todos os ritmos são respeitados para que seja algo agradável de se fazer. A proposta é de superação dos próprios limites, nunca de competitividade entre os participantes”, esclarece.
Após o sucesso da primeira corrida vieram outras dez. “Já passamos por Encruzilhada Santa Cruz, linha Consoladora, Caraíba, Marcelino Ramos, Contorno Viário, linha São Francisco-Itá, a cidade de Itá e a mais recente no dia 14 de março, quando repetimos o trajeto Seara a Itá. Só que desta vez com 33 participantes. Nesses 10 meses de existência, foram mais de 210 quilômetros percorridos pelo grupo”.
Patrícia Provenzi Parizotto destaca que “cada uma das caminhadas foi importante para o grupo, porém a mais desafiadora foi a de Marcelino Ramos, organizada em razão da tradicional Romaria realizada na cidade, com saída da Embrapa de Concórdia rumo ao Santuário de Nossa Senhora de Salette. No ano anterior à formação do grupo, em setembro de 2023, quatro integrantes participaram desta mesma Romaria com um grupo de Concórdia, fato que despertou o interesse no grande grupo em repetir a experiência. Então, no ano passado, foram 17 pessoas numa caminhada de 35 quilômetros, durante toda a madrugada do dia 28 de setembro, com a travessia do rio Uruguai utilizando um Catamarã e chegando no Santuário de manhã. Essa experiência tem tudo para acontecer novamente neste ano, juntamente com outros trajetos que temos em vista”.
O grupo, que está aberto a novos engajamentos, tem hoje 89 participantes das mais variadas idades, entre 20 e 70 anos. A maioria, mulheres.

Iniciativa alia diversão com qualidade de vida Anterior

Iniciativa alia diversão com qualidade de vida

Campanha de imunização  contra a gripe Próximo

Campanha de imunização contra a gripe

Deixe seu comentário

Geral