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Recuperar interior é a prioridade

  • - Serviços de limpeza de valas, patrolamento, britagem e cascalhamento em linha Forquilha

Xavantina amplia terceirizações para acelerar recuperação. Em Seara, os trechos problemáticos recebem atenção.

As intensas chuvas dos últimos meses deixaram um rastro de destruição nas estradas rurais de Seara, gerando inúmeros desafios para as comunidades. O cenário é de preocupação, pois os danos comprometem não apenas a acessibilidade, mas também afetam a economia local. Por isso, é importante fazer uma análise sobre os impactos das precipitações e adotar medidas urgentes para a reabilitação dessas vias.

A administração de Seara, por meio da Secretaria de Obras do Interior, afirma estar empenhada na tarefa de melhorias das estradas rurais. Consciente dos desafios, o secretário de Obras, Genuir Mariani destacou quais os pontos mais problemáticos. “Na comunidade de linha Bonita até a SC-155, a situação estava bem preocupante nessa região, onde há muito tempo não eram realizadas melhorias. Estamos finalizando a reabertura, colocando nova tubulação e alargando a estrada no ponto em que acabou ficando estreito devido à colocação dos tubos. Outra estrada que estava bem crítica, era linha Vitória no sentido Sede Floresta. Por lá passa o transporte escolar e estava uma situação bem complicada. Estamos com uma equipe fazendo a reabertura da via. Assim que finalizar começaremos o cascalhamento”. garantiu.

O Secretário chamou atenção para outros locais onde estão sendo realizados reparos. “Fizemos toda a região de linha Dom Pedro, Taquarimbó, Ipiranga e seguimos sentido linha Forquilha até Sede Floresta. Posteriormente será a vez de linha São Marcos, Dois Irmãos e vamos seguindo uma sequência. Não adianta ficar indo por partes. Pegamos comunidade por comunidade e vamos fazendo. Estamos colocando britas onde está mais delicado e falta cascalho, para garantir acesso nos dias de chuva. Os trabalhos não param. Pode ter certeza que se tiver alguma máquina no pátio é porque deu algum problema e está em manutenção”, justifica o secretário.

Genuir comenta ainda sobre os principais obstáculos encontrados durante a realização dos trabalhos. “A maior dificuldade é a questão do tempo mesmo. Se o tempo colabora você vê rendimento. Desde a questão de cascalho é muito difícil conseguir, se chove precisa dois dias para ter acesso à cascalheira e continuar os serviços. Para se ter uma ideia, em menos de 30 dias fomos três vezes com as máquinas para fazer as melhorias na comunidade de Vila Nova. Torcemos para que agora o tempo colabore e possamos dar sequência às obras”.

Diante das cobranças por parte da Câmara Municipal de Vereadores em relação à agilidade nas melhorias das estradas rurais, o secretário salienta que “é isso mesmo. Eles estão aí para cobrar da gente e nós estamos aqui para resolver os problemas. A gente filtra o que vai ser aproveitado, e vamos seguindo com a nossa programação de trabalho. Inclusive, os serviços particulares estão suspensos neste momento. Estamos dando uma segurada, para agilizar nessa questão das estradas até que tudo esteja normalizado”, finaliza Genuir Mariani.


Cronograma

Sobre a ordem em que estão sendo feitas as melhorias nas estradas, o secretário de Obras do Interior Genuir Mariani, informou que “estão sendo realizadas conforme às necessidades e urgências de cada localidade”.


XAVANTINA - Estradas rurais têm prioridade

Em meio às fortes chuvas que provocam inúmeros danos em toda a região, a administração municipal de Xavantina está trabalhando na restauração das estradas rurais do município.

 
O prefeito Luciano Altenhofen detalhou quais as localidades do município exigiram melhorias urgentes. “Dividimos em cinco regiões. Já havíamos feito um bom trabalho em linha São Miguel, Divisa das Águas, linha Sete de Setembro, Rio Claro e Passo das Antas. Mas nas últimas semanas tivemos mais chuvas e acabou danificando novamente onde já estava pronto. Em vários lugares do município ainda não conseguimos chegar. No primeiro momento, fizemos uma ação paliativa para que todos conseguissem passar e agora estamos fazendo o serviço mais completo, mas nesta semana novamente tivemos chuvas acima da média, onde tivemos vários danos, inclusive queda de aterro de ponta, mas seguimos trabalhando a todo vapor”.

O município também encontra algumas dificuldades para que as melhorias sejam feitas de forma mais rápida. “Existem várias dificuldades, e uma delas é que o tempo não estabiliza. A cada semana ocorrem novos temporais e enxurradas e acaba danificando. Também temos que trocar grande parte da tubulação já existente, onde trancou, quebrou e teve desmoronamentos. Estamos recolocando tubulações maiores para dar melhor vasão à água. É um trabalho mais demorado que conta com três equipes. Posteriormente a gente finaliza o trabalho colocando cascalho, passando o rolo e patrola”. comenta.

A previsão inicial da administração municipal era fazer ao menos as melhorias básicas em um prazo de 60 dias com o auxílio de 3 máquinas padronizadoras. “Mas com as fortes chuvas dos últimos dias vamos adiar um pouco e vai levar mais tempo. Estamos trabalhando a todo vapor, mas vamos precisar dar prioridade para os locais que apresentam mais estragos para facilitar o tráfego para os veículos e escoação da produção. É um trabalho árduo. Estamos enfrentando muitos problemas climáticos, a administração municipal está empenhada para realizar e resolver, mas certamente não depende só de nós. É um conjunto de coisas que vem acontecendo e acaba atrapalhando bastante o nosso trabalho”. declarou.

Diante dos desafios impostos pelas fortes chuvas, as melhorias se fazem necessárias para restabelecer a acessibilidade e fortalecimento do desenvolvimento rural.


Máquinas

O prefeito de Xavantina Luciano Altenhofen, informou que optou pela terceirização de máquinas para auxiliar nos trabalhos de melhorias das estradas rurais. “Terceirizamos rolo, patrola e também temos terceirização de algumas outras máquinas como trator de esteira e escavadeira de pneu principalmente, que estão nos auxiliando neste trabalho para a recuperação da malha viária”.

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