logo RCN

Seis escolas sem vigilantes

  • - Na EEB Seara há segurança armada e também desarmada

Serviço de segurança está em dia em 10 escolas estaduais da região e em todas as instituições municipais de Seara.

A contratação de vigilantes armados e desarmados para atuação nas instituições de ensino em Santa Catarina ainda não atende 100% das escolas do Estado, conforme pretendia o Governo Estadual. O processo para efetivação de contratação da empresa especializada na prestação deste serviço iniciou em janeiro de 2022 e foi selado com a Lince Segurança Patrimonial Ltda.

As informações foram repassadas pela 33ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Seara. Atualmente, das 19 unidades escolares pertencentes à Coordenadoria Regional searaense, que abrange oito cidades da região, somente dez já dispõem de um profissional para reforçar a segurança dos estudantes e demais profissionais dos educandários.

Em Seara, conforme o relatório fornecido através de contratação do Estado, há vigilantes desarmados fazendo a segurança nas escolas Rosina Nardi, Raimundo Corrêa e EEB Seara, juntamente com o CEJA e também na própria CRE. Há vigias em Itá, na Liberato Bittencourt; em Paial, na Francisco Maciel Bageston; em Xavantina, na Luiz Sanches Bezerra da Trindade; na EEB Benjamin Carvalho de Oliveira, de Ipumirim; e na EEB Arabutã.

Ainda não foram contempladas a EEF Batista Paludo e Elisabethe Matilde Simon, de Seara; a EEF Neusa Marques, de Itá; e a EEB Benta Cardoso, de Arvoredo. Nestes educandários, a Supervisora regional de Educação, Sandra Anater, informou que o processo licitatório está em andamento. Já na EEB Orides Rovani e EEF Isidoro Giácomo Savaris, de Ipumirim, unidades de gestão compartilhada, o Governo do Estado aguarda o termo de cooperação para efetivar a contratação. Na EEF Deputado Massolini, de Xavantina, que também tem gestão compartilhada, há um vigilante contratado pelo município. A EEB Marcolino Pedroso de Arabutã e a EIFF Cacique Pirã de Seara não solicitaram a contratação destes profissionais.

Já na rede municipal, a secretária da Educação, Fabiana Mariani, informou que no ano passado foi feito uma Dispensa de Licitação Emergencial com vigência até 17 de abril de 2024 para garantir o serviço de vigilância nas escolas. “Como naquela ocasião o Estado havia assumido o compromisso de disponibilizar segurança armada e vigilantes às escolas de gestão compartilhada, nós contratamos somente os profissionais para atender as escolas e creches municipais”.


CEI Peter Pan

Todas as instituições de ensino do município têm profissionais atuando em conformidade com o horário de funcionamento das escolas. Após o encerramento do contrato atual, uma nova licitação deverá ser lançada para dar sequência a esta prestação de serviço. O CEI Peter Pan, inaugurado este ano, também foi incluído na Dispensa Emergencial, e a empresa responsável pelo serviço disponibilizou ontem um profissional para iniciar os trabalhos no local.

Recuperar interior é a prioridade Anterior

Recuperar interior é a prioridade

Anelore Schwarz é exemplo de força e coragem Próximo

Anelore Schwarz é exemplo de força e coragem

Deixe seu comentário

Geral