logo RCN

Registro de plantio termina na segunda-feira

  • - Excesso de chuvas atrapalhou a semeadura da soja

Medida é obrigatória para todos os produtores do grão em Santa Catarina.

O calendário de semeadura de soja em Santa Catarina foi prorrogado em caráter excepcional. Essa decisão foi regulamentada pela Resolução nº 04, de 20 de dezembro de 2023, da Secretaria de Estado da Agricultura e Cidasc.

A excepcionalidade climática do último trimestre de 2023, que causou prejuízos aos agricultores, foi a principal justificativa para a prorrogação. As chuvas atrasaram plantios e levaram a replantios de culturas predecessoras à soja segunda safra, sendo necessário prorrogar por 20 dias o término da janela de plantação.

A portaria prevê na região Sul do Estado o plantio do grão até 1o de março de 2024; no Planalto Norte ao Alto Vale do Itajaí e Região Oeste, até 19 de fevereiro de 2024; e nas demais regiões o prazo encerrou em 30 de janeiro de 2024. A prorrogação atendeu ao pedido apresentado à Secretaria de Estado da Agricultura e Cidasc pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc).

A Portaria 865, de 2 de agosto de 2023, institui o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária. Entre as medidas fitossanitárias estão o vazio sanitário, o calendário de semeadura e a proibição do plantio de soja sobre soja. Ou seja, se a primeira safra na propriedade for de soja, a segunda precisa ser outra cultura, gerando a rotatividade. A segunda safra de soja se caracteriza pelo cultivo de grão em áreas cultivadas na primeira safra com milho, cebola, tabaco e feijão, entre outras. Além destas medidas, a portaria determina que os estados mantenham um cadastro dos produtores de soja.

Todos os plantios deverão ser cadastrados junto à Cidasc por meio de formulário disponível em www.cidasc.sc.gov.br/defesasanitariavegetal/culturas. O cadastro deve ser realizado por cada propriedade em até 10 dias consecutivos após o término do plantio no local.

Segundo o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola – Epagri/Cepa, a produção de soja no Estado de Santa Catarina na safra 22/23 chegou a 3,02 milhões de toneladas, com produtividades médias em algumas regiões acima de quatro toneladas por hectare, rendimento que reflete a evolução tecnológica da cultura ao longo dos anos. De acordo com o Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária Catarinense – Sigen, da Cidasc, na última safr, mais de 35 mil usuários adquiriram defensivos agrícolas para uso na cultura da soja no Estado.


Área plantada

Conforme informações da Secretaria Municipal de Agricultura, atualmente em Seara há uma área de plantio de soja de aproximadamente 300 hectares e cerca de 50 produtores. A estimativa de produção desta safra é de 15 mil sacas.

PIRACEMA - Operação encerrada Anterior

PIRACEMA - Operação encerrada

Searaense em intercâmbio  na França Próximo

Searaense em intercâmbio na França

Deixe seu comentário

Geral