XAVANTINA - Perdas na produção agrícola

-
- Transporte de água potável e para consumo animal
Abastecimento de água na cidade também foi afetado.
Um final de Verão e início de Outono com temperaturas elevadas, pouquíssima chuva e clima seco. Esta combinação já está causando preocupação e levando transtornos a município de Xavantina.
O maior problema é no abastecimento de água, principalmente no interior, também com reflexos negativos na agricultura. A Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio atualmente realiza o transporte de água para aproximadamente 12 propriedades, totalizando cerca de 120 mil litros de água transportados diariamente.
De acordo com o secretário municipal da Agricultura, Antoninho Tortelli, além do transporte para abastecer a produção animal, o fornecimento de água potável atende a seis propriedades, conforme a demanda específica de cada uma delas. “O transporte de água ocorre nos arredores da sede do município e, principalmente, nas comunidades de Plano Alto, Alto Irani e linha Pelizza”, explica.
Neste momento dois caminhões da Prefeitura de Xavantina realizam o transporte de água, atendendo à demanda atual, mas, segundo o secretário, caso a falta de chuva persista será necessário ampliar os recursos para manter o abastecimento que pode ser ampliado. A Casan, empresa responsável pelo fornecimento de água, informou que os poços de coleta apresentaram redução na vazão e foi iniciado o transporte de água vinda de Itá e Seara. “Diante desse cenário, ressaltamos a necessidade de economizar água para evitar o desabastecimento. Além disso, solicitamos que os proprietários com disponibilidade de água em seus terrenos façam uso consciente e evitem solicitar auxílio caso não seja essencial. Essa medida visa minimizar desperdícios e otimizar os esforços para atender às propriedades mais afetadas”, ressaltou o secretário.
O prefeito de Xavantina, Valdenir Marchioro, também destacou a preocupação com a falta de chuva. “A situação é preocupante. Sabemos que o consumo de água é elevado, tanto na cidade quanto no interior. No caso de Linha das Palmeiras os poços estão suprindo as necessidades, mas já estamos orientando a população para que faça o uso correto e consciente dos recursos hídricos para que não venha a faltar no futuro”.
Na cidade a responsabilidade pelo abastecimento é da Casan. Já no distrito de Linha das Palmeiras fica por conta da Prefeitura.
Prejuízos
A estiagem também está causando sérios impactos na agricultura de Xavantina. “Já há escassez de pastagens e grandes prejuízos à cultura do milho safrinha. Esses fatores comprometem diretamente a produção agrícola, em especial na produção de leite. A falta de chuvas neste período agrava ainda mais a situação e preocupação o setor rural”, enfatizou o secretário da Agricultura de Xavantina, Antoninho Tortelli.
Deixe seu comentário