logo RCN

A simbologia de uma data especial

  • - Seu Amélio e dona Delaide se mantêm ativos para viver bem

Reportagem mostra a bela história de seu Amélio Sartoretto, 98 anos.

Uma vida inteira dedicada à família, ao trabalho e em bem atender as pessoas, sem dispensar uma boa alimentação e uma taça de vinho. Assim podemos resumir a história de seu Amélio Sartoretto, que no último dia 4 de agosto completou 98 anos de vida. Ele é o personagem desta edição em homenagem a todos os pais, que celebram seu dia neste domingo, 13 de agosto.
Nascido em 1925, onde hoje é o município de Itá, Amélio foi morar em Caraíba, interior de Seara, ainda com cinco anos de idade. Lá conheceu a esposa Delaide, hoje com 93 anos, que lhe acompanha nestes 74 an0s de casamento em uma história de respeito, união, cumplicidade, trabalho e dedicação um ao outro. Amélio e Delaide tiveram três filhas. Já são sete netos e oito bisnetos. “A gente se conheceu ainda na escola, íamos juntos, éramos vizinhos e assim fomos construindo a relação. Já são 74 anos casados”, relata com orgulho seu Amélio.
A família mantém costumes herdados dos antepassados, como a reza antes das refeições, o diálogo e a ajuda um ao outro nas tarefas. Mesmo agora que os filhos saíram de casa e o casal vive sozinho, Amélio ressalta o orgulho de ser pai. Amélio Sartoretto destaca que na sua avaliação os tempos mudaram bastante. “Eu sou de uma época que ser pai era ser uma autoridade na casa. Já nos dias de hoje em geral os filhos fazem o que querem, como querem e as coisas às vezes não dão certo”.
No início o casal tinha um hotel, que também funcionava como rodoviária, no distrito de Caraíba. Delaide comenta que o local era ponto de parada de muitos viajantes e o município mais próximo era Concórdia. “Funcionava bem e a freguesia era grande. Naquela época viajantes vinham do rio Grande do Sul para comprar terras por aqui e aqui era o ponto de parada”.
Passados alguns anos, Amélio deixou o hotel para seu irmão, com quem tinha sociedade, e foi morar em outra propriedade, também em Caraíba, onde se dedicou por muitos anos à criação de suínos. “Tinha 28 anos e sempre estava na luta. Agora diminuímos o ritmo, mas nos mantemos ativos”.

Qualidade de vida

O segredo para viver bem e bastante, conforme Amélio Sartoretto, é manter hábitos saudáveis. “Ainda jovem deixei de fumar, a alimentação sempre foi o mais natural possível e o vinho eu sempre fiz. Tomava uma taça por dia”. Ele deixou uma mensagem para que as pessoas busquem mais união, fé e entendimento. Já a esposa Delaide lembra que “é necessário respeito um ao outro, ter paciência, bons modos e sempre ajudar quem precisa”.

Painel com foco na produtividade e no clima Anterior

Painel com foco na produtividade e no clima

Obras avançam na SC-283 Próximo

Obras avançam na SC-283

Deixe seu comentário

Geral