logo RCN

Agricultores iniciam plantio do milho para a nova safra

  • - Agricultor Gilvair Zacchi estima colher cerca de 180 sacas por hectare

GRÃOS Produtor Gilvair Zacchi, de linha São Roque, deve utilizar 17 hectares para a cultura. A maior parte deve ser destinada à produção de ração para os animais.

Com temperaturas mais elevadas e chuvas regulares, o mês de setembro tem sido um bom período para o produtor rural efetuar o plantio da nova safra. Conforme o secretário da Agricultura de Seara, Renato Tumelero, “estima-se que até esta semana cerca de 50% do total da área destinada a lavoura de milho estejam semeados no município”.

Conforme Tumelero, “a área destinada ao milho em Seara corresponde a cerca de sete mil hectares e com isso acredita-se que em torno de quatro mil hectares já tenham sido plantados”. O secretário da Agricultura explica que “a maioria dos produtores vai definir lá na frente como vai utilizar o cereal, mas estima-se que 50% da produção de milho sejam destinados à silagem e outros 50% para a produção de grãos”. Com relação à produtividade, Renato lembra que a produção média estimada nos últimos anos foi afetada em decorrência da estiagem, que prejudicou muitas lavouras. “Para esta safra estima-se uma produtividade média de nove toneladas por hectare”.

RenatoTumelero explica que houve um desestímulo em função da redução dos preços praticados na venda do milho, mas que compensou pela redução também do custo dos insumos. “Talvez tenhamos uma área um pouco maior das lavouras destinadas à silagem”. Depois de vários anos de estiagem, a próxima safra estará sob a influência do fenômeno El Niño. As chuvas acima da média podem atrasar o plantio, mas não devem gerar grande preocupação no desenvolvimento da safra, de acordo com Tumelero.

Já para o produtor é hora de aproveitar as boas condições do tempo e efetuar o plantio. O agricultor Gilvair Zacchi, morador de linha São Roque, cultiva cerca de 17 hectares de milho. Cerca de dois hectares são utilizados para produção de silagem e o restante é colhido em grãos utilizados para a produção de ração para suínos e gado leiteiro. “Se as condições do tempo ajudarem e der tudo certo a expectativa é colher cerca de 180 sacas por hectare”, explica Zacchi.


Plantio

Já com relação à soja, o secretário da Agricultura de Seara, Renato Tumelero, explica que o período mais favorável para o plantio é o mês de outubro. “Nos meses de outubro e novembro temos a principal época da semeadura da soja”. Tumelero explica que a estimativa para esta safra é de cerca de 300 hectares cultivados no município.

Momento para pedir e agradecer Anterior

Momento para pedir e agradecer

Feira supera expectativa Próximo

Feira supera expectativa

Deixe seu comentário

Geral