logo RCN

Aniversário é comemorado com homenagem

  • - Os 35 anos do Museu Entomológico Fritz Plaumann foram celebrados com homenagens, apresentações artísticas e culturais e show com o Grupo Etnia

Eventos marcaram os 35 anos do Museu Fritz Plaumann em Nova Teutônia.

Os 35 anos do Museu Entomológico Fritz Plaumann foram celebrados com homenagens, apresentações artísticas e culturais e show com o Grupo Etnia. No último sábado, a Superintendência de Cultura realizou um evento na área externa do Museu, em Nova Teutônia, para reverenciar o trabalho de pesquisa do imigrante alemão Fritz Plaumann, que chegou ao Brasil com a família em 1924, aos 22 anos, se instalou na comunidade e ali permaneceu até 22 de setembro de 1994, quando faleceu por problemas respiratórios.

Em 70 anos de trabalho, Plaumann catalogou cerca de 80 mil exemplares de insetos de 17 mil espécies diferentes, dos quais 1.500 eram desconhecidas da ciência. Em 1982 a prefeitura de Seara adquiriu a coleção entomológica e em 1988 inaugurou o Museu, numa área de quase 600 metros quadrados. Durante a celebração realizada no último sábado o vice-prefeito Flavio Ragagnin, que à época também era vice, relembrou a decisão acertada de comprar o acervo. “Foi difícil convencer o pessoal para que o município adquirisse uma coleção de insetos, que não era assim tão popular como é hoje. Hoje, Seara, o Brasil e o mundo fazem reverência a essa coleção”. Flavio destacou a relevância do Museu para todas as gerações. 

“Essa divulgação é de suma importância para que a juventude tenha conhecimento do que se faz, além do exemplo de homem que foi Fritz Plaumann, da persistência, do trabalho, das adversidades e do convencimento, porque para fazer uma história dessa precisa ter muita postura, seriedade e credibilidade”.

O trabalho de Plaumann hoje é preservado pela bióloga Angela Cenzi. A profissional está há dois anos em Seara e se orgulha da responsabilidade. “É maravilhoso trabalhar aqui. Não tenho palavras para descrever esse acervo magnífico. É uma honra”. Destaca que o local recebe visitantes do mundo todo.

O Museu fica aberto à visitação de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.

Eleição tem uma chapa inscrita Anterior

Eleição tem uma chapa inscrita

Reflexos na agricultura Próximo

Reflexos na agricultura

Deixe seu comentário

Geral