logo RCN

De volta pra casa

  • - Familiares de Harry Quadros estiveram em Seara na última terça-feira

Cinzas do Dr. Harry Quadros de Oliveira estão em Seara.

Os laços afetivos e de gratidão que unem Seara e os searaenses com o primeiro médico do município estão ainda mais fortalecidos e eternizados. Doutor Harry Quadros de Oliveira, que partiu em 29 de abril, aos 105 anos de idade, deixou aqui sua bela marca.

Doutor Harry, como é conhecido, chegou em Seara nos idos de 1943 antes mesmo da emancipação, na Nova Milano, um distrito de Concórdia. Recém-formado, apaixonado pela medicina, participou ativamente de todos os grandes momentos da cidade à época e foi, inclusive, um dos líderes do processo de emancipação, que aconteceu em 1954.
Um homem de jeito simples, coração generoso e competente na área médica, conquistou o respeito e admiração da população. Em 1966 deixou o município rumo a Porto Alegre. Voltou ao Estado que nasceu, mas nunca se manteve distante. Cidadão Honorário, sempre fez questão de ressaltar que Seara é o lugar onde foi mais feliz.

Na manhã da última terça-feira, isso ficou ainda mais evidente. Respeitando um pedido do próprio ilustre searaense de coração e alma, a família trouxe suas cinzas que agora ficarão resguardadas num “memorial” na principal praça que leva o seu nome.

Parte da solenidade foi realizada no auditório Waldir Tochetto com os familiares, autoridades e convidados. Participaram do ato quatro dos seis filhos do médico: Naila Rose, Elizabete, Francisco Jorge e Harry Junior, além do neto Marcos Honorato, dois genros e duas noras.

Em seu depoimento emocionado a filha Naila ressaltou que “Seara foi o berço do meu pai. É como se ele tivesse nascido aqui. Obrigado a todos vocês”.

Já Elizabete, que hoje mora nos Estados Unidos e também é médica, ressaltou que “as memórias de Seara são belíssimas. Muita gratidão. Passei minha infância em Seara, nasci aqui pelas mãos do meu pai no Hospital São Roque”. E ressaltou ainda que “é um momento muito emocionante e especial. Sou médica por causa de meu pai que tinha um coração enorme”.
Presente na homenagem o neto Marcos Honorato, que igualmente é médico e mora em Sananduva. “Hoje sou médico, me formei em 2007, e meu avô, com 90 anos, foi quem me entregou o diploma e muito do que eu sou hoje eu agradeço a ele”.

Para o prefeito Kiko Canale, “é um momento histórico de uma pessoa que teve aqui seu berço e fez o bem a todos. Doutor Harry trouxe saúde e cura em uma época difícil. Merece nosso reconhecimento”.


Cerimônia

O cerimonial foi concluído na praça Harry Quadros de Oliveira, com o plantio de uma árvore, uma palmeira azul, e a disposição das cinzas em uma estrutura especialmente construída para a homenagem. O professor e historiador Ciro Franke, que organizou o evento ressaltou que “foi um momento especial e algo de muito amor. O Doutor Harry amou muito essa cidade e se dedicou ao máximo a Seara e toda a região”.

Seara e região viveram um dia de caos Anterior

Seara e região viveram um dia de caos

Campanha encerrada de forma oficial Próximo

Campanha encerrada de forma oficial

Deixe seu comentário

Geral