logo RCN

Seara e região viveram um dia de caos

  • - Precipitação de mais de 200 milímetros provocou estragos e transtornos

Precipitação de mais de 200 milímetros provocou estragos e transtornos.

Seara é castigada pelas chuvas

Está cada vez mais difícil adjetivar o comportamento do tempo nesta Primavera. O Fenômeno El Niño chegou com previsão de chuvas acima da média, mas o que está acontecendo com o tempo merece atenção e estudos.

A madrugada de quinta-feira, 16 de novembro, foi de ventos fortes, que fez muitos moradores de Seara e região passarem a noite em claro. O vendaval precedeu chuvas torrenciais, que em alguns locais atingiram mais de 200 milímetros em menos de duas horas. Seara amanheceu alagada. Em diversos pontos não havia condição de passagem de veículos. Quem acordou cedo para trabalhar precisou se desdobrar para encontrar rotas alternativas. O rio Caçador saiu do seu leito. As bocas de lobo não deram conta do volume de água que escorria pelas ruas e nos barrancos. Houve problemas no abastecimento de água e energia elétrica. Também houve registro de queda de granizo. Os bombeiros fizeram a distribuição de lonas a residências atingidas. A Epagri está fazendo o levantamento dos estragos no interior. No centro, parte da cobertura de um prédio foi arrancada. Houve problemas também no Cemitério Municipal.

Dezenas de famílias tiveram as casas alagadas. Em alguns locais também houve destelhamentos. Pelo menos dez famílias precisaram de auxílio especialmente com roupas de cama. Houve danos mais elevados em residências do Loteamento Cordazzo e da rua Bruno Selbach. As aulas foram canceladas e os postos de saúde limitaram o atendimento. A Delegacia de Polícia, que também sofreu alagamento, suspendeu o atendimento na quinta-feira. O Fórum da Comarca de Seara também adiou as audiências e os prazos processuais.
O prefeito Kiko Canale, que estava em viagem, optou por retornar a Seara para acompanhar os trabalhos de recuperação.

Reunião

Em reunião da Defesa Civil na tarde de quinta-feira o município decidiu decretar situação de emergência. Dados serão levantados para um possível decreto de calamidade pública. Conforme o prefeito em exercício, Flavio Ragagnin, cerca de 1.500 quilômetros de estradas rurais foram afetadas. Os prejuízos também são grandes no centro de nos bairros da cidade.


Tornado atinge interior de Itá

A Defesa Civil confirmou a ocorrência de um tornado no interior de Itá. Dezenas de eucaliptos foram retorcidos pelo vento entre as linhas Cruzeiro e Felisberto.
Em Itá deslizamentos provocaram a interdição de acessos. Pontes também foram danificadas.
O município de Paial também foi atingido. Houve ainda problemas pontuais em Xavantina e Arvoredo. Na região, o centro de Concórdia mais uma vez ficou alagado. Municípios como Lindóia do Sul e Ipira também foram atingidos pelas fortes chuvas.
Mais uma vez, as rodovias da região foram duramente castigadas. Um deslizamento próximo a Caraíba provocou o bloqueio total da SC-155, entre Seara e Itá. Na saída para Itá, próximo ao acesso à empresa Van Hessen, a chuva levou parte da pista asfáltica. A SC-283, entre Seara e Concórdia, foi bloqueada na região de linha Ipiranga, próximo à antiga sede da Ronetran. Houve bloqueios parciais também próximo ao silo da Copérdia e nas proximidades do Restaurante Seefeld.

Desbloqueio

Até o fechamento desta edição, ontem, a SC-283, de Seara a Concórdia, seguia bloqueada próximo à antiga sede da Ronetran, em linha Ipiranga. Não havia prazo estimado para liberação do tráfego. Na SC-155, em direção a Itá, o trânsito está liberado, mas flui em meia pista em determinados pontos.


Mais fotos na edição impressa. faça sua assinatura (49) 3452-8500.



Seara está bem representada Anterior

Seara está bem representada

De volta pra casa Próximo

De volta pra casa

Deixe seu comentário

Geral