logo RCN

Eleição para diretor de escolas

  • - Rosina é uma das instituições com Plano de Gestão inscrito

Votação da comunidade escolar acontece nestes dias 3 e 4 de dezembro.

As escolas da rede estadual de ensino vão eleger nos próximos dias seus novos gestores. Neste domingo e na segunda-feira, dias 3 e 4 de dezembro, a comunidade escolar terá papel fundamental na escolha dos novos nomes para a gestão 2024/2027.

Na região da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Seara nove instituições de ensino tiveram pelo menos um Plano de Gestão Escolar (PGE) inscrito. Outros oito educandários não registraram inscrições. Em Seara, a professora Patricia Biezus é a candidata a gestora da EEB Rosina Nardi e Maira Salete Braun concorre à reeleição na EEB Elisabethe Matilde Simon, de Nova Teutônia. Na EEB Raimundo Corrêa, EEB Seara e EEF Batista Paludo de Caraíba não houve inscrições.

Em Itá, a pedagoga Roseli Fatima Golo Dalle Laste inscreveu-se para o cargo de gestora da EEF Prof. Neusa Bernardina L. Marques, localizada em linha União. Já na EEB Gen. Liberato Bittencourt não há candidatos. Na EEB Prof. Luiz Sanches Bezerra da Trindade, de Xavantina, a professora Gisele Brandelero Bergamin concorre à eleição. Entretanto, na EEF Deputado Massolini, de Linha das Palmeiras, não há inscrições. O mesmo acontece nas escolas Prof. Benta Cardoso, de Arvoredo, e Francisco Maciel Bageston de Paial.
Em Arabutã, a pedagoga e especialista em educação especial Sara Patricia Berner Pereira é a única candidata na EEB Marcolino Pedroso, de Nova Estrela. Na cidade, a psicopedagoga Vanisete Teresinha de Freitas inscreveu seu Plano de Gestão Escolar na EEB Arabutã. A EEF Pref. Isidoro Giacomo Savaris, de linha São Rafael-Ipumirim, registra a candidatura de Vera Lucia Baggio Torres dos Reis, e a EEB Benjamim Carvalho de Oliveira tem como candidato Vagner Mosele. Já na EEB Orides Rovani, de linha Bom Sucesso, não há inscrições. Em Lindóia do Sul, Alexandre Fontana concorre na EEB Padre Izidoro Benjamim Moro.

Os Planos homologados estão disponíveis para consulta no portal Webgesc. A votação para escolha dos PGEs acontece neste domingo, das 8h às 17h, e na segunda-feira, das 7h às 20h. Estão aptos a votar alunos devidamente matriculados na unidade escolar a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional; profissionais da educação em efetivo exercício na unidade escolar que compõem o quadro do magistério (Professor, Especialista em Assuntos Educacionais, Assistente Técnico-Pedagógico e Assistente de Educação); e um responsável legal por família dos alunos devidamente matriculados na unidade escolar.

Conforme informações da CRE de Seara, nesta semana os proponentes fizeram a apresentação dos PGEs à comunidade escolar. “O quórum para o Plano de Gestão ser eleito tem que ser 50% mais um dos votos válidos. Por exemplo, se tem 180 pais, 91 têm que votar para o candidato”, explica a supervisora Sandra Anater. “A votação acontece em dois dias, porque os pais que não conseguirem ir na segunda-feira podem ir no domingo. E os alunos que não conseguem se locomover por falta de transporte, votam na segunda-feira. O professor que trabalha em mais de uma escola poderá votar em todas elas”, finaliza.


Escolas

Nas instituições de ensino que não tiveram Plano de Gestão Escolar inscrito, a Coordenadoria Regional de Educação vai indicar um profissional, que passará pela aprovação do Governo do Estado para atuar como gestor.

Ele deu nome a uma marca gigante Anterior

Ele deu nome a uma marca gigante

Feira inicia na sexta-feira, às 18h Próximo

Feira inicia na sexta-feira, às 18h

Deixe seu comentário

Geral