logo RCN

Encerramento terá jantar e baile comemorativo

  • - Evento reuniu cerca de 400 pessoas no Clube SER 7 de Setembro

Seminário Estadual do Setembro Verde aconteceu na semana passada em Ipumirim.

O 5° Seminário Estadual Setembro Verde foi realizado na sexta-feira, 22, no Clube SER 7 de Setembro, em Ipumirim. Um público de cerca de 400 pessoas prestigiou os debates e a programação voltados à sustentabilidade e produção de alimentos de forma saudável e preservando o meio ambiente.

O evento contou com a participação do Coral Irani, oficinas, palestras e mesa-redonda com os profissionais convidados. Pela manhã o deputado Neodi Saretta, presidente da Comissão de Saúde na Alesc, abriu os trabalhos e destacou que “o Seminário é fruto de uma lei de minha autoria desde 2015, instituída a partir de debates inicias nascidos no município de Seara. Hoje é uma lei estadual. Os participantes podem ver a representatividade desse evento”. Saretta ressaltou que “o debate é fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar”.

Destaque ainda para a oficina “A Cultura Alimentar na Perspectiva do Movimento Slow Food”, comandada pelo coordenador de Parcerias Institucionais da Associação Slow Food do Brasil, Pedro Xavier da Silva. Ele ressaltou que “o movimento está presente em 185 países. Nossa busca é por promoção e valorização de alimentos bons, limpos e justos”.

Durante a tarde o foco foi na produção e consumo saudável e consciente, com a mesa redonda “Do campo à mesa”. Uma das convidadas foi a pesquisadora Andreia Tecchio, que destacou a abrangência do tema. “Alertamos sobre a questão da produção sustentável em uma temática ampla e complexa. Também a importância do porque produzir alimentos saudáveis”. A socióloga e nutricionista Elaine Azevedo falou sobre a alimentação e o contexto histórico. “A alimentação tem uma relação muito próxima entre produção e o consumo e debater o que é realmente uma alimentação saudável é fundamental”. Elaine destacou que em geral “as pessoas não estão se alimentando de forma saudável. Se estivessem não teríamos índices tão altos de doenças como câncer, alzheimer, parkinson e autismo”.

A mesa redonda foi coordenada pelo searaense Gilso Giombelli, que destacou o acesso a alimentos saudáveis e culturais para a comunidade em geral. “O debate é como imaginar que produtos saudáveis, produzidos em pequena escala, possam chegar ao consumidor pelos canais já existentes, mas por novas alternativas”. Ainda participou da programação o novo reitor do IFC, Rudinei Exterckoter, lideranças locais e regionais.


Eventos

A campanha Setembro Verde de Seara reserva para este fim de semana o seminário final e a divulgação do concurso do mascote. O evento será neste sábado, dia 30, na comunidade de Encruzilhada Santa Cruz, a partir das 18h45. Na programação, jantar e baile comemorativo. Haverá risoto no tacho e animação de Luan e Paulinho. Ainda dentro da Campanha Setembro Verde deste ano, no dia 21 de outubro será realizada a trilha ecológica.

Anterior

Público rural é mapeado para programa

Destaque no turismo Próximo

Destaque no turismo

Deixe seu comentário

Geral